Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Atendimento ao cliente: os segredos de uma relação bem-sucedida

A- A+

Você chega ao estabelecimento e é recepcionado com um sorriso no rosto e uma frase de boas-vindas. O funcionário se coloca à disposição para ajudar, mas não é impertinente. As chances de comprar aumentam, não é mesmo? Um bom atendimento ao cliente ajuda a fidelizar os consumidores, mas implementá-lo requer dedicação.

Bom atendimento ao cliente

Atendimento personalizado pode ser o diferencial competitivo da sua empresa. Foto: iStock, Getty Images

Atendimento ao cliente contribui para fidelidade

Considere a seguinte situação: o cliente tem uma dúvida, se dirige a um funcionário da loja e é atendido com desprezo ou impaciência. Depois dessa experiência frustrada de consumo, você acha que ele voltará ao estabelecimento no futuro? Em um segmento competitivo e com grande oferta de produtos, é provável que não.

Mais do que contribuir para a satisfação do cliente, o atendimento qualificado pode funcionar um diferencial competitivo para sua empresa, favorecendo a retenção dos consumidores. Quantas vezes você decidiu voltar a um estabelecimento – seja uma loja, restaurante, pizzaria ou oficina – porque foi bem atendido na primeira vez?

E isso pode impactar os resultados da sua empresa. De acordo com dados obtidos pela consultoria internacional Gartner Group, um crescimento de 5% na retenção de clientes pode levar a um aumento nos lucros que varia de 25% a 125%.

A consultoria também afirma que, no futuro, 80% da receita da sua empresa virá de apenas 20% dos seus atuais clientes. Entendeu a importância de investir em um atendimento ao cliente de qualidade?

5 dicas para melhorar o atendimento ao cliente

Selecionamos algumas dicas simples que você deve levar em consideração sempre que estiver atendendo um cliente. Confira:

1. Agilidade em primeiro lugar

Ninguém gosta de ficar esperando, muito menos quando tem o desejo de consumir algo ou resolver uma pendência financeira. Organize a estrutura do seu estabelecimento e os processos internos para valorizar e priorizar o atendimento ao cliente.

2. Seja direto

Essa recomendação tem a ver com a dica anterior. Em vez de pedir desculpas, aja para solucionar o problema. Em vez de tentar arrumar explicações para algo que não aconteceu conforme o esperado, apresente soluções. Ninguém gosta de ser “enrolado”, não é mesmo?

3. Conheça as necessidades do cliente

Invista em estudos do público alvo para entender em detalhes o que ele deseja, como se comporta e o que valoriza em uma experiência de consumo. Dessa forma, você pode direcionar suas estratégias de atendimento de acordo com o cliente. Exemplo rápido: seu público é jovem? Oferecer wi-fi gratuito pode ser um diferencial.

4. Personalize o atendimento sempre que possível

Com consumidores cada vez mais exigentes, cada detalhe é importante. Nesse contexto, a personalização do atendimento é outro diferencial. Quem trata todos os clientes da mesma corre o risco de perder espaço no mercado. Você pode oferecer produtos conforme as compras anteriores, por exemplo. E não esqueça de chamar seus clientes pelo nome.

5. Capacite sua equipe

Finalmente, a última recomendação é investir na capacitação dos funcionários que lidam diariamente com os clientes. Educação e respeito são fundamentais, mas conhecer técnicas de persuasão, estimular a empatia e melhorar a dicção também pode favorecer o atendimento.

Você vai se interessar por:

 

Gostou das dicas de atendimento ao cliente? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria