Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Assistência com socorro mecânico é alternativa ao seguro

A- A+

Em 2014, somente no estado de São Paulo, 530 mil veículos precisaram de socorro mecânico nas rodovias estaduais por problemas de manutenção. As complicações foram desde falhas mecânicas e elétricas, superaquecimento do motor, bateria descarregada a até falta de combustível. Os dados são da Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp).

É bem provável que os motoristas que possuíam seguro tiveram menor dificuldade para resolver essas questões e proteger seu patrimônio. Mas nem todos têm essa proteção. E os motivos variam muito, desde um orçamento apertado até o ano de fabricação do veículo, que pode encarecer o seguro.

Socorro sem seguro

Por isso, se você não tem condições de ter um seguro, é fundamental manter um plano para o caso da necessidade de socorro mecânico. Dicas bem simples e uma atenção a sua rede de contatos podem salvar seu dia e o de seus familiares diante de situações de emergência no trânsito.

socorro

É importante ter o contato de um mecânico de confiança para eventuais urgências. Foto: iStock, Getty Images

Rodovias estaduais

No caso de trânsito em rodovias estaduais, uma dica fundamental é anotar ou registrar em seu celular os contatos dos serviços de atendimento ao usuário das concessionárias responsáveis pelas estradas.

Em cumprimento aos contratos de concessão, as empresas são obrigadas a oferecer a estrutura de socorro, com guincho, inspeção de tráfego, estações 0800 para chamadas de emergência, bem como câmeras de monitoramento e painéis de informações instalados ao longo das estradas.

Quando o veículo apresentar problemas, a orientação é que o motorista pare em lugar seguro e faça o comunicado à concessionária que vai acionar o socorro.

Recomendações para não precisar de socorro

É preciso saber que muitos desses transtornos poderiam ser evitados com medidas preventivas. Veja algumas dicas:

Antes de sair de casa

A cautela deve fazer parte da rotina de quem dirige não somente durante o trecho percorrido, mas antes mesmo de sair de casa. Verificar freios, amortecedores, óleo, luzes, pneus documentos e equipamentos obrigatórios pode ajudar a evitar muita dor de cabeça e evitar a espera, quase sempre demorada de um socorro, tendo seguro ou não.

Contato do mecânico

É essencial que você mantenha o contato de um mecânico de confiança, de preferência um número de telefone celular, e que você tenha a certeza de que ele poderá lhe prestar socorro a qualquer momento ou indicar alguém ou um serviço que resolva seu problema.

Segurança dos passageiros

Evite bebidas alcoolicas ao dirigir não apenas para obedecer à lei, mas também para garantir a sua segurança e a de seus passageiros. Os motorista deve usar o cinto de segurança e exigir que os passageiros também o usem, inclusive nos bancos de trás.

Limites de velocidade

Obedecer às leis de trânsito também significa uma maior chance de não precisar de socorro. Respeite os limites de velocidade, não trafegue pelo acostamento, ultrapasse somente em locais seguros e pela esquerda. Em condições de neblina ou chuva reduza a velocidade, sempre.

Combustível e pneus

Outro fator essencial para rodar com total segurança é saber que o combustível que há no tanque do seu carro será suficiente. Jamais percorra muitos quilômetros com o tanque na reserva. Por isso, mantenha o sistema de seu carro em perfeito funcionamento, para que possa confiar no ponteiro. E lembre-se: pane seca é infração média, segundo o Código Brasileiro de Trânsito.

Além do desconforto e da possibilidade de ser multado e ter registrado pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), andar com o tanque quase vazio sobrecarrega e pode causar danos à bomba de combustível.

E, finalmente, não se pode esquecer os pneus. O alinhamento e o balanceamento do carro devem estar adequados, já que, caso contrário, o carro “joga” para um dos lados e gasta, de maneira irregular, os pneus. Isso coloca em risco a segurança de quem trafega. O balanceamento serve para evitar vibrações que potencializam o desgaste dos pneus.

Assistência em emergências

Mesmo que o seguro não seja uma opção no seu orçamento, contratar uma assistência pode ajudar em emergências. Com o Vivo Assistência Casa e Auto, você conta com socorro mecânico para seu automóvel e muito mais por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro mecânico em emergências

Gostou das dicas para evitar acidentes e garantir socorro no trânsito? Compartilhe!

meu marido morreu tenho direito a pensão
quanto custa um seguro de casa
Aprendendo como lavar carro com economia
Carro pode ter câmbio manual ou automático
Tomada pode ser 110 ou 220
Voltagens das cidades brasileiras varia