Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Assinatura no verso do cartão de crédito é necessária?

A- A+

Quando você recebe em casa o cartão de crédito solicitado junto ao banco, alguns procedimentos são necessários para iniciar o uso. É preciso ligar para o número da empresa e repassar alguns dados para então desbloquear o documento. Ao observar o verso do cartão, ao lado dos números do CVV, existe uma faixa branca destinada para a assinatura do titular. Você já deve ter se perguntado: é mesmo necessário preencher esse espaço?

assinatura

Mesmo que a conferência com documento não seja comum no Brasil, assinatura é importante. Foto: iStock, by Getty Images

“A assinatura do cliente no verso do cartão é importante por uma questão de segurança, caso haja a necessidade de comprovar a titularidade por meio da conferência junto a um documento de identidade. No Brasil, a conferência é menos usual, pois a grande maioria das transações já é feita por meio de cartões com chip, com digitação de senha. Porém, em outros países, como os EUA, a verificação da assinatura é bastante comum”, explica Ricardo Vieira, diretor-executivo da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

Ou seja, como a maior parte dos cartões de crédito distribuídos no Brasil já tem o chip como via de segurança, a necessidade da assinatura no verso do documento fica a critério do cliente. Caso você faça uma viagem ao exterior, é corriqueira a verificação do item por lojas, restaurantes e prestadores de serviços.

info cartão

Segurança do cartão além da assinatura

Além da assinatura no verso, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) dá algumas dicas para usar os cartões com mais segurança. Veja algumas delas:

– Não guarde a anotação da senha no mesmo lugar onde você deixa o cartão – o que reduz os riscos em caso de roubo ou perda.

– Solicite sempre a via do comprovante de venda e confira a fatura mensal com atenção, o que previne possíveis fraudes no seu uso.

– Entre as facilidades mais recentes, procure informações sobre o alerta de compras via SMS. O serviço consiste no envio de uma mensagem para o número do telefone celular cadastrado junto à instituição após cada transação. É uma facilidade para ampliar o controle no uso do dinheiro de plástico.

– Nas compras pela internet, é importante o cliente familiarizar-se com os métodos de autenticação usados pelo site. Normalmente, os que oferecem segurança apresentam a figura de um cadeado dourado na barra de status do navegador a partir do momento do fornecimento dos dados. Deve-se ainda evitar enviar por e-mail informações pessoais ou financeiras.

Cartão de crédito com benefícios

Em parceria com o Itaú e Santander, a Vivo também oferece a opção de cartões de crédito aos seus clientes, com uma série de vantagens. Os usuários dos Planos Vivo Pré ou Controle ganham bônus nas recargas, enquanto o cliente Vivo Pós acumula mais pontos no programa Vivo Valoriza para trocar por pacotes de serviços e falar mais em ligações para fixo, longa distância, SMS ou internet.

Além dessas vantagens, o usuário do Vivo Itaucard conta com mais 50% de desconto na compra de ingressos de diversos cinemas, teatros e partidas de futebol. Quem optar pelo Vivo Santander tem 50% de desconto nas redes de cinema Cinépolis e acesso a rede de relacionamento Santander Esfera.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas sobre assinatura do cartão de crédito? Compartilhe!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
juros cobrados no cartão de crédito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet