Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça as melhores raças de cachorros para apartamento

A- A+

Uma das grandes perdas de quem sai de uma casa e vai morar em apartamentos é o espaço. Não há mais pátio, os cômodos são menores e a criação de animais de estimação pode complicar. A boa notícia é que existem boas opções de raças de cachorros para apartamento. De menor porte e personalidade mais calma, eles se adaptam melhor aos pequenos ambientes.

3 raças de cachorros para apartamento

O perfil da linhagem influencia na adaptação das raças de cachorro para apartamento. Segundo a médica veterinária Joice Peruzzi, cães mais calmos se moldam com mais facilidade ao ambiente. “Filhotes nem sempre são uma boa opção, pois demandam muita atenção. Enquanto animais adultos e idosos podem ter uma necessidade energética menor”, diz Joice.

seudinheiro-Racas-de-cachorros-para-apartamento

Animais mais calmos são melhores para viver em apartamento. Foto: iStock, Getty Images

Já o veterinário Daniel Checchinatto aponta que as raças de menor porte são as melhores para esse tipo de ambiente. “Eles são menores, necessitam de menos espaço físico. Além disso, o tamanho de suas fezes também é menor”, comenta Daniel, lembrando que as necessidades biológicas dos animais também merecem atenção antes da compra. São dele as dicas de 3 raças de cachorros para apartamento:

Poodle

Apesar de não estarem muito em alta, os poodles ainda são um clássico. São cachorros calmos e com facilidade de aprender, portanto, o risco de que façam suas necessidades em local indesejado é menor. Além disso, não soltam tanto pêlo. Em sua versão “toy”, eles ficam ainda menores, mantendo as características físicas de um filhote ao longo da vida.

Shih-Tzu

Já o Shih-Tzu é o queridinho do momento. Além de ser pequeno, é também um cachorro dócil e silencioso, o que pode evitar incômodos com um outro item a ser pensado: os vizinhos. Os pêlos longos devem receber muito cuidado e podem cair sobre os sofás e tapetes. Ainda assim, eles têm facilidade de aprender os locais certos para cada atividade.

Nessa mesma classe, Daniel ainda inclui os Lhasa-Apso, Maltês e Yorkshire, também raças de cachorros para apartamento, por possuírem características de porte e perfil muito semelhantes às dos Shih-Tzu.

Dachshund

Os Dachshund, também conhecidos como “salsichinhas” também podem constar na lista das raças de cachorros para apartamento. A baixa estatura e os pelos curtos fazem deles uma linhagem prática para o ambiente. As patas curtas também dificultam os saltos sobre sofás ou camas, o que é importante para quem não gosta desse tipo de contato com os bichinhos.

Você vai se interessar por:
Como planejar o orçamento para ter um cachorro em casa
Ração caseira para seu cão: veja que cuidados tomar

Cuidados com raças de cachorros para apartamento

É importante também tomar medidas de segurança e conforto para manter os cachorros dentro de casa. Para Joice Peruzzi, é importante dividir o espaço físico de alimentação e de higiene. “Algumas boas opções para banheiros dentro de casa são jornal, tapete higiênico e leivas de grama natural colocadas sobre bandejas plásticas ou de madeira”, diz a médica veterinária.

No caso de Daniel Checchinatto, é importante colocar telas nas janelas para evitar acidentes e prevenir o contato com objetos indesejados. “Para filhotes, não deixar fio de força, carregadores de celular ou pilha em lugares que eles alcancem. Se for um animal idoso, evitar escadas, ficar pulando na cama”, afirma o veterinário. Ele também indica o cuidado com a umidade para as raças de pelos longos.

E você, o que acha? Deixe seu comentário.

viagem com pets
Comprar casas em Orlando é opção
Como é morar no campo
Trabalhando na reforma de casas antigas
Como escolher corretora para Tesouro Direto
Uso de LED no projeto de iluminação residencial