Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Arquitetura de interiores: saiba quando contratar um especialista na área

A- A+

Se você está planejando construir ou reformar, seja sua casa ou escritório, é bem provável que já tenha imaginado alguns detalhes para deixar o ambiente com as características estéticas que se encaixem no seu objetivo. Na hora de definir essas questões, uma possibilidade é contar com a ajuda de um especialista em arquitetura de interiores.

A arquitetura pensada para interiores

Ao procurar um profissional para pensar os detalhes internos do ambiente, é comum que se confunda o arquiteto com o designer de interiores. Muitas vezes, eles realizam tarefas que são semelhantes, mas há momentos específicos em que você deve optar por um ou outro. A principal diferença está na habilitação que o arquiteto possui para fazer alterações estruturais, como mudança em uma parede, por exemplo.

Já o designer de interiores é opção quando o seu objetivo é apenas decorar o espaço, planejar a mobília de um ambiente e fazer o projeto de gesso. Esse profissional costuma estar ligado a uma loja de móveis planejados ou de decoração, embora seja possível encontrar alguns que trabalhem de forma independente.

Com um projeto adequado, a iluminação é um dos itens que vão melhorar o seu ambiente. Foto: iStock, Getty Images

Com um projeto adequado, a iluminação é um dos itens que vão melhorar o seu ambiente. Foto: iStock, Getty Images

Por que fazer um projeto de arquitetura

“Além de questões de segurança, que podem colocar em risco a vida dos moradores, só um profissional habilitado pode fornecer as melhores soluções do ponto de vista estético, funcional e de conforto ambiental”, explica a arquiteta Fernanda Marques.

Ela destaca ainda a economia como vantagem de contar com um projeto de arquitetura. Afinal, com todos os detalhes acertados, é mais fácil acertar na quantidade de material que vai ser necessário e mesmo no tempo que a construção ou reforma vai demandar.

Com um projeto bem feito, os resultados são sentidos na hora de utilizar o espaço. Em geral, itens como a iluminação, o aproveitamento do lugar e a estética estão entre os principais a serem considerados. Tudo adequado, é claro, ao propósito do ambiente.

Se o objetivo é transformar uma casa em escritório, o arquiteto vai desenvolver suas criações pensando na maneira mais adequada de deixar espaço livre para a circulação de pessoas e também no conforto de quem espera sua vez para ser atendido.

Preserve o seu patrimônio

Se você vai construir ou reformar, também é importante estar atento à segurança do local. Em parceria com a ACE Seguradora, a Vivo oferece o serviço Seguro Proteção Residencial. Com ele, você tem acesso a coberturas contra incêndio, raio e explosão, roubo e furto qualificado de bens, danos elétricos e responsabilidade civil familiar. Você ainda pode contar com a comodidade e segurança de pagar seu seguro mensalmente através de sua fatura de celular Vivo.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila e carteira

Gostou das dicas sobre arquitetura? Compartilhe!

É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
como lidar com a avareza
como abrir uma empreiteira
abrir uma empresa de contabilidade
Queda do consumo das famílias brasileiras
Passo a passo para pintar parede interna