Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Arquiteto pode ajudar a reduzir custos da construção

A- A+

Está pensando em construir ou reformar a sua casa e quer um espaço personalizado? Uma opção é contratar um arquiteto para pensar nos detalhes da sua obra. De acordo com a arquiteta Deise Soares, o custo final pode ser minimizados com a ajuda de um profissional especializado.

“Temos a cultura do executar sem planejar, sendo que fazer trabalhos errados sai muito mais caro. Tudo que é planejado com antecedência e executado com a orientação de um profissional responsável técnico, além de valorizar a obra em si, é feito apenas uma vez, e de um jeito que satisfaça o cliente”, explica.

Arquiteto pode oferecer projeto e consultoria

Ao fazer a contratação de um arquiteto, inicia-se o processo de planejamento do projeto. Embora muitos só procurem o profissional quando diversos detalhes já estão definidos, Deise defende que a melhor opção é fazer o contato antes mesmo de começar a construção. Para quem já sabe os valores disponíveis para investir, o acompanhamento pode ser feito mesmo na escolha do terreno mais adequado.

De forma prática, você paga por um profissional que vai desenhar o seu projeto, que  funciona como uma espécie de manual para alinhar desde a contratação de empreiteiros e fornecedores, até o andamento do trabalho do mestre de obras e demais funcionários. Em muitos casos, o arquiteto pode atuar como intermediário entre você e a mão de obra, fiscalizando o trabalho dos pedreiros para garantir que tudo corra de acordo com o projeto. Em geral, o profissional cobra uma porcentagem do custo estimado da obra, calculado pela metragem quadrada da área e pela complexidade dos serviços.

Se optar pela contratação de um arquiteto, discuta todos os detalhes e evite que a obra fuja do orçamento previsto. Foto: iStock, Getty Images

Se optar pela contratação de um arquiteto, discuta todos os detalhes e evite que a obra fuja do orçamento previsto. Foto: iStock, Getty Images

Custos podem ser negociados pelo arquiteto

Um projeto bem feito é essencial para você economizar em uma construção. Afinal, é muito comum que o valor de sua obra aumente devido a custos adicionais inesperados. Com um planejamento adequado, que determine um cronograma para cada etapa da obra e os serviços a serem contratados, você poupa tempo e evita atrasos.

Além disso, existe uma infinidade de opções de acabamentos e materiais de construção. Se você não for especialista na área, certamente não terá tempo nem conhecimento sobre o que existe de mais moderno, mas que também não custe mais do que você pode pagar.

Quando o orçamento é limitado, não esqueça de discutir os valores com o arquiteto e garantir que a obra vai ficar dentro da sua realidade financeira. Lembre que, por terem relacionamento com múltiplas empresas do ramo, os profissionais envolvidos na obra podem negociar materiais e serviços por valores menores do que você conseguiria.

Assistência é alternativa para encanador e outros serviços

Quer garantir assistência para resolver problemas com a sua casa? Com o Vivo Multiassistência, você conta com socorro mecânico e reboque para seu carro, além de eletricista, vidraceiro, conserto de eletrodomésticos e chaveiro sempre que precisar. É mais segurança para você e a sua família.

> Vivo Multiassistência: Garanta eletricista, vidraceiro e conserto de eletrodomésticos para casa

Você também pretende contratar um arquiteto? Comente!

É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
como lidar com a avareza
como abrir uma empresa de coleta de entulho
como abrir uma empreiteira
como economizar na limpeza
lareira em apartamento