Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aromatizante caseiro deixa seu lar perfumado sem gastar muito

A- A+

Na hora de economizar nas despesas do dia a dia, até os gastos mais simples podem fazer diferença no orçamento no final do mês. Pensando nisso, que tal preparar um aromatizante caseiro? Existem receitas simples e com ingredientes bem em conta, que vão desde cascas de frutas até óleos essenciais.

Além disso, ainda é possível variar nos aromas e obter diferentes fragrâncias para a sua casa de forma natural, sem precisar de produtos químicos. Ou seja, bom para a saúde e para o bolso.

Aromatizante caseiro

Além do cheiro agradável, o aromatizante também contribui para a decoração. Foto: iStock, Getty Images

4 receitas de aromatizante caseiro

Gosta da ideia de deixar seu lar perfumado sem que seja preciso gastar muito? Confira quatro receitas de aromatizante caseiro fáceis de fazer e muito econômicas. Você também pode usar a criatividade e bolar novas combinações de ingredientes.

Com perfume

Você vai precisar de álcool de cereais, água e um perfume da sua preferência. Para fazer, escolha uma garrafa de vidro e misture um copo de álcool de cereais com a mesma quantidade de água. Pingue 20 ml de essência de um perfume e misture tudo novamente. Aí é só mergulhar palitos de espetinho de churrasco no líquido e eles vão espalhar o perfume no ar.

Com cascas de laranja

Junte água, cravos da índia e cascas de laranja (ou de tangerina) em uma panela e espere ferver. Quando começar a sentir o cheiro agradável, tire do fogo. Despeje a mistura em um vidro ou copo e deixe no espaço que quiser perfumar.

Com limão e alecrim

Você vai utilizar água, ¼ de maçã em fatias finas, 1 limão pequeno em rodelas, 1 galho pequeno de alecrim fresco, 1 pote de vidro e 1 aparelho de fondue de cerâmica.

Para preparar, coloque a maçã, o limão e o alecrim no pote de vidro. Despeje sobre eles água quente. Acenda a velinha do aparelho de fondue e acomode com cuidado o pote destampado em cima. À medida que for aquecendo, a fragrância vai sendo liberada.

Na lâmpada

É possível também fazer um aromatizante caseiro utilizando uma lâmpada e óleos essenciais. Quando a lâmpada estiver fria, desinstale-a e, utilizando um pedaço de algodão, molhe-a do lado de fora com sua essência preferida. Deixe secar por completo e instale novamente. Quando ligá-la, o calor da luz fará o cheiro exalar.

Outras dicas que aliam bem-estar e economia

Para não precisar gastar com aromatizantes elétricos, outra boa dica é utilizar incensos e ainda colocar flores pela casa. Opções como rosa, jasmim, laranjeira e alecrim são ótimas para isso, pois exalam um perfume forte e muito agradável, que dura por vários dias.

Outra vantagem do aromatizante caseiro é que ele é natural e pode ser usado em qualquer cômodo da casa, sem riscos de causar irritações ou alergias, principalmente nas crianças, que podem ser mais sensíveis às substâncias dos aromatizantes com produtos químicos.

Além disso, assim como alguns apenas espalham um cheiro bom no ar, outros podem ser usados com óleo essencial, que tem efeito terapêutico, promovendo bem-estar e equilíbrio para o ambiente.

De acordo com o ensinado na técnica oriental Feng Shui, um aromatizante caseiro de limão, por exemplo, tem efeito revitalizante e atrai alegria. Já o aroma de alfazema pode purificar as energias e aclamar, sendo muito indicado para os quartos.

 

Gostou das dicas para deixar sua casa perfumada com economia? Compartilhe!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
vale a pena economizar
dividir aluguel com alguém
limite do cartão de crédito
exemplos de produtos supérfluos