Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Ar condicionado split: descubra se vale comprar o modelo inverter

A- A+

Se você procura economia para fazer da sua casa um ambiente mais agradável, precisa conhecer o split inverter, recente modelo de ar condicionado. Ele se diferencia por ter a capacidade de atingir a temperatura desejada com maior rapidez que o aparelho convencional.

Além disso, sua tecnologia permite alcançar a constância no clima, gastando menos energia para isso. Saiba mais sobre o seu funcionamento e entenda quando apostar nele pode ser um bom negócio para o seu bolso.

ar condicionado

Modelo inverter tem maior custo, mas gera economia importante de energia. Foto: iStock, Getty Images

Conheça o ar condicionado inverter

O inverter é um sistema que funciona a partir do controle de velocidade de rotação do compressor da refrigeração, podendo ser configurado de acordo com a necessidade de frio que o que ambiente requer. O que isso significa? Que seu funcionamento se adapta às condições do clima.

O diferencial do split inverter é melhor percebido em regiões nas quais a variação de temperatura é mais constante, como no Sudeste e no Sul. Já em locais com baixa oscilação de calor, esse modelo de ar condicionado trabalhará em capacidade máxima, não gerando tanta economia como poderia.

O inverter pode ter um consumo de energia até 60% menor que o split tradicional, dependendo da marca e do modelo escolhido. Ele também gera menos barulho devido ao seu sistema de operação, que faz com que o compressor opere em baixa rotação quando a temperatura atinge certa estabilidade.

A principal vantagem para quem quer comprar um ar condicionado split inverter é que o compressor não é desligado nunca, o que evita picos de consumo de energia. Além disso, ele varia a rotatividade do compressor, o que faz dele mais econômico. A temperatura ambiental mantida por ele é sempre a mesma, não oscilando depois de configurada.

Custo x benefício do ar condicionado inverter

Os modelos de ar condicionado split inverter tem um custo superior aos demais, já que a tecnologia é recente e nem todos os fabricantes produzem esse tipo de equipamento. Esse diferencial é de cerca de 30% a mais que os aparelhos convencionais.

Um inverter de 12.000 BTUs pode ser encontrado no mercado a um custo aproximado de R$ 1.500. Já um split convencional, nessa mesma potência, tem valor a partir de R$ 1.000.

Mas não desanime ao ver o seu preço. Avalie que o investimento pode trazer retorno positivo com a redução de valores na sua conta de luz, o que se explica em razão da maior economia que o aparelho proporciona.

Dessa forma, apesar de mais caro, o valor que você paga em um ar condicionado split inverter compensa em alguns meses, dependendo da marca e do modelo escolhido.

Compre com facilidade e segurança

A Vivo, em parceria com a Opte+, oferece através da sua loja virtual produtos de departamentos e viagens com descontos exclusivos. Trata-se de um shopping que reúne ofertas de lojas virtuais como Ponto Frio, Extra, Fast Shop e Casas Bahia. No Vivo Compras, é possível encontrar produtos eletroeletrônicos, de informática, móveis e de decoração, além de passagens aéreas, pacotes e hotéis, sempre com descontos diferenciados. São mais de 60 mil produtos para escolher qual o melhor preço e efetuar suas compras.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para ar condicionado

Gostou de conhecer essa tecnologia em ar condicionado? Deixe seu comentário.

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple