Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aquecedores: compare modelos e veja o melhor para sua casa

A- A+

Com a chegada do outono, as altas temperaturas passam a dar lugar a dias mais frios e os aparelhos de ar condicionado cedem lugar, aos poucos, para os aquecedores. Indicados para locais de pequenas extensões, eles cumprem a função de aquecer o ar ao seu redor, para então o disseminar no ambiente.

No entanto, são diversos os modelos e faixas de preço oferecidas no mercado, o que exige atenção na hora de escolher o tipo que mais se adequa às suas necessidades. Nessa hora, uma boa pesquisa pode ajudar a garantir os melhores resultados.

Aquecedores

Modelos de aquecedores variam de marca para marca. Foto: iStock, by Getty Images

As principais opções disponíveis no mercado são os aquecedores cerâmicos, irradiadores, a óleo e termoventiladores. Antes de fazer a sua escolha, vale a pena conferir as particularidades de cada uma delas.

Compare modelos de aquecedores

aquecedor-cerãmicoAquecedores cerâmicos

Suas principais vantagens são a capacidade de aquecer o ambiente rapidamente e de forma econômica. É possível encontrar versões com a opção de fixação na parede, embora a maioria seja móvel e de fácil transporte. Alguns vem equipados com controle remoto, o que permite regular o a temperatura e mesmo o fluxo do ar.

 

aquecedor-irradiadorAquecedores irradiadores 

São os aparelhos mais conhecidos no mercado, principalmente por serem os mais baratos. Outra vantagem é a alta capacidade de converter a energia consumida em calor. Também conhecidos como aquecedores elétricos, eles costumam apresentar resistências incandescentes protegidas por uma grade metálica.

Por concentrarem o calor, são indicados para locais pequenos. Pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), no entanto, adverte que eles não são indicados para quem tem crianças e animais. Isso porque sua forma de irradiação pode gerar queimaduras em quem chegar muito próximo ao aparelho.

aquecedor-oleoAquecedores a óleo 

Apesar do nome dar a impressão contrária, ele é elétrico. Esse tipo de aquecedor é bastante silencioso, porém demora um tempo maior para começar a gerar o calor desejado. Mais robustos que outros modelos, os aquecedores a óleo são indicados para áreas maiores, como é o caso das salas. O Idec alerta, porém, que esse tipo é o que mais consome energia, com uma média de gastos de R$ 75 por mês.

aquecedor-termoventiladorAquecedores termoventiladores 

Os termoventiladores funcionam a partir de uma hélice, responsável por auxiliar na renovação do ar no entorno do aparelho. Assim, eles conseguem aquecer de forma rápida. A maioria das opções disponíveis no mercado conta com um botão que regula a temperatura em diferentes níveis de calor. Seu desempenho é melhor em ambientes pequenos, como em banheiros.

Como aumentar a eficiência dos aquecedores e diminuir custos

  • Prefira produtos identificados com o selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), eles possuem identificação do consumo de energia
  • Feche portas e janelas, isso ajuda o ar quente a ficar concentrado no local desejado
  • Tire o aparelho da tomada enquanto ele não estiver em uso
  • Deixar o aquecedor mais próximo ao piso aumenta sua eficiência, pois é esse o lugar em que o frio fica acumulado
> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para aquecedores

Gostou das dicas para comprar aquecedores? Compartilhe!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico