Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aproveite os períodos de oferta no comércio

A- A+

Com crise ou sem, os períodos do ano mais esperados por consumidores em todo o país são os das liquidações. Normalmente realizadas em momentos de menor movimentação no comércio, os períodos de oferta ajudam a dar fôlego aos lojistas, seja no mundo real ou virtual. Juntando datas tradicionais e novos períodos de compras, o calendário conta com diversas opções aos consumidores mais sedentos por ofertas.

Períodos tradicionais de oferta

Após o período de overdose de compras que chega com o Natal, os meses de janeiro e fevereiro são tradicionais momentos de baixa nas vendas. Para reanimar o setor, responsável por grande parte dos empregos no segmento de serviços no país, os dois primeiros meses do ano são recheados de oferta por todo o Brasil.

A cada final de estação, consumidores ávidos por liquidações podem se satisfazer com novos períodos de ofertas, especialmente nos estados de clima mais frio.

Aproveitar ofertas é oportunidade para bons investimentos. Foto: iStock, by Getty Images

Aproveitar ofertas é oportunidade para bons investimentos. Foto: iStock, by Getty Images

Fenômeno Black Friday

Tradicional sexta-feira de compras com super descontos nos Estados Unidos, a Black Friday chegou ao Brasíl nos últimos anos e já conta com números representativos no comércio.

Em 2014, a data de oferta promovida no final do ano teve um total de R$ 872 milhões em negócios, alta de 48% em relação ao ano anterior. Eletrônicos e produtos de esporte e lazer estão no topo do ranking de procura na data no país, que já sofreu diversos questionamentos sobre a veracidade dos descontos ofertados pelos lojistas.

Oferta também no e-commerce

E se os descontos são atrativos no comércio físico, no universo virtual eles geram o mesmo tipo de atenção. Com a ascensão das vendas via web, os empresários organizaram datas próprias para a realização de ofertas. Um exemplo é o Dia do Frete Grátis.

Realizado normalmente no final de abril, o dia em que as lojas virtuais vendem seus estoques sem a cobrança do valor do frete já é aguardado com ansiedade por muitos consumidores. Em 2014, a data movimentou cerca de R$ 170 milhões em todo o país.

Outras datas exclusivas do e-commerce são o Dia Mundial do Consumidor, comemorado em março e considerado pelos lojistas uma espécie de Black Friday do primeiro semestre tamanho o volume de oferta, e o Cyber Monday, realizado na primeira segunda-feira após a Black Friday com foco em promoções de produtos eletroeletrônicos.

Consumidor deve ter atenção com oferta

Se em período de promoção o interesse do consumidor é alto, grande também deve ser sua atenção à qualidade dos produtos ofertados. Com o aumento das vendas, é comum as lojas oferecerem roupas, eletrodomésticos e até móveis com pequenos defeitos aos consumidores durante as queimas de estoque.

Nesses casos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), o cliente pode exigir da loja que especifique na nota fiscal os problemas do produto. O defeito também não pode comprometer o funcionamento, a utilização e a finalidade.

Vivo Descontos

O Vivo Descontos é uma opção para quem quer comprar na internet pagando mais barato. Ao se cadastrar no serviço, o usuário terá direito a muitos cupons de desconto e promoções exclusivas das melhores marcas do Brasil.

Depois de cadastrado, o cliente Vivo poderá acessar e desfrutar de todas as ofertas direto de seu celular, através do site mobile, simCard e mensagem de texto SMS ou ainda em seu computador pelo site web. Conheça o serviço e aproveite as ofertas.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão