Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aproveite essas 5 dicas para economizar energia na geladeira

A- A+

Se você deseja evitar gastos extras com eletricidade, conhecer algumas dicas sobre como economizar energia na geladeira pode ser uma ótima alternativa. É fato que muitos eletrodomésticos dessa categoria já possuem tecnologias que evitam o consumo excessivo, mas eles ainda estão entre os que podem gerar custos elevados no orçamento doméstico.

Mas como é possível diminuir o consumo de energia na geladeira? O fato é que alguns cuidados na rotina fazem toda a diferença. A seguir, você confere os macetes para usar corretamente o eletrodoméstico e evitar altas nos gastos.

economizar energia na geladeira

Cuidados no dia a dia ajudam a evitar custos desnecessários. Foto: iStock, Getty Images

Como economizar energia na geladeira

Confira, a seguir, as cinco melhores formas de otimizar o uso da geladeira e evitar o consumo excessivo de eletricidade:

  1. Mantenha o equipamento ligado

Desligar a geladeira durante a noite não é a alternativa ideal para economizar energia. Como o aparelho opera sempre em uma determinada temperatura, a eletricidade necessária para o motor chegar novamente à temperatura adequada ao ser religado não compensa a economia durante o tempo em que o eletrodoméstico ficou desligado. Só vale a pena tirar a geladeira da tomada quando ela for ficar fora de uso por vários dias seguidos.

  1. Espere os alimentos esfriarem antes de guardar

Quando você coloca alimentos mornos ou quentes na geladeira, o gasto energético é maior. Isso porque a máquina precisará trabalhar mais para que eles fiquem gelados. Evite esse hábito.

  1. Não seque roupas atrás da geladeira

É comum que as pessoas utilizem a parte de trás do eletrodoméstico para secar roupas, já que o calor do motor ajuda a evaporar a água. O problema é que isso sobrecarrega o equipamento, aumentando o gasto energético. Por isso, a prática é desaconselhada.

  1. Não sobrecarregue as prateleiras

Encher demais a geladeira também não é uma boa aposta. Faça uma limpa regularmente e jogue fora o que estiver velho ou em desuso. Caso contrário, você estará gastando energia extra para resfriar itens que não está nem consumindo.

  1. Regule o termostato e observe a localização

Para economizar, lembre-se de sempre regular o termostato de acordo com a estação do ano. Outra dica importante é manter a geladeira sempre em local ventilado, afastado da parede, longe do fogão e da incidência de raios solares.

Você vai se interessar por:

Seu nome protegido

Se você convive com dívidas, precisa conhecer o Vivo Alerta CPF. Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Pronto para economizar energia na geladeira? Comente.

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças