Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aproveite a segunda-feira para começar a organizar sua vida financeira

A- A+

A segunda-feira é conhecida, entre outros apelidos que recebe, como o Dia Mundial da Dieta. Você já deve ter ouvido alguém dizer que “na segunda” pararia de comer doces ou tomar refrigerante. Mas que tal se esse dia fosse também o início de novos hábitos relacionados à gestão do seu dinheiro?

Para o educador financeiro Antônio Nascimento, a analogia entre dieta alimentar e dieta financeira é bastante válida, pois ambas exigem autocontrole.

Segunda-feira é um ótimo momento para organizar as finanças.

Anotar despesas, mesmo as menores, pode ajudar na organização financeira. Foto: iStock, Getty Images

Por que na segunda-feira?

Nascimento lembra que é comum ficarmos com uma sensação de vazio e de perda de controle quando nos esbaldamos no rodízio de pizza, da mesma forma que acontece ao torramos o salário durante uma liquidação de final de semana. “Assim, comemos além da satisfação e compramos mais do que o necessário”, diz.

Saber que gastou mais do que deveria no final de semana pode servir como estímulo para controlar na segunda-feira.

Mas o especialista alerta para a perda de foco, que é comum entre a população. “Do ponto de vista financeiro, o fato é que a maioria das pessoas mal sabe pra onde seu dinheiro está indo”, destaca.

Como exemplo, ele diz que cerca de 30% do orçamento do brasileiro é destinado para gastos supérfluos, como a compra de mais um sapato ou de mais um eletrônico – sem necessidade, só para melhorar o ego.

O educador defende que haja clareza de que, para começar um controle financeiro na segunda-feira, como em qualquer outro dia, é preciso ter motivações bem fundamentadas.

Para conquistar um sonho de consumo no longo prazo, por exemplo, é preciso modificar a forma como enxergamos e lidamos com dinheiro no dia a dia. “Vemos o exemplo de muita gente que, ao conseguir quitar as dívidas do cartão de crédito, volta a consumir como antes, comprando itens que desejavam sem ao menos pensar duas vezes”, afirma.

Estabelecer quais são os sonhos e objetivos que deseja realizar pode ser uma motivação para o controle. Segundo Nascimento, pode ser uma viagem internacional, a compra de uma casa ou mesmo de ter uma aposentadoria adequada ao seu padrão de vida.

Como começar na segunda-feira

Mas começar na segunda-feira não é necessariamente fácil. O especialista lembra que todo aquele que já fez alguma dieta alimentar sabe que o efeito sanfona está logo ali, querendo sabotar suas conquistas tão logo e sem dó.

Daí a importância de conquistar um objetivo, como sair das dívidas e continuar mantendo o padrão adequado de consumo. “Pequenos gestos depois podem colocar a perder um novo modo de consumir mais saudável”, adverte, acrescentando que a mudança deve ser feita em um processo bem estruturado e com planejamento.

Você vai se interessar por:

Controle financeiro impede gastos desnecessários

Controle financeiro: família precisa conversar sobre dinheiro

Siga dicas e veja o equilíbrio financeiro ao seu alcance

Para evitar o efeito sanfona, a principal dica é não começar a dieta financeira somente na segunda-feira e sim utilizar uma metodologia reconhecidamente de sucesso. “O importante é manter a disciplina e foco. Se você não mudar os seus hábitos de consumo, a dieta não será eficaz”, aconselha.

Ter uma tabela e anotar despesas também pode ajudar. “No controle financeiro, precisamos saber para onde estão indo os nossos gastos”, defende.

A dica é realmente anotar tudo. Desde o aluguel, a prestação do carro ou o trocado para o flanelinha, nada pode passar batido. “Só assim vamos ter uma noção exata de quais atividades estão esvaziando nosso bolso”, afirma.

A dica final de Nascimento é sobre o ato de poupar. “Um dos melhores investimentos é guardar dinheiro para sonhos definidos. Se for necessário e para uma maior segurança, é preciso ter um especialista para acompanhar os investimentos de médio e longo prazo”, finaliza, reforçando a importância de estabelecer metas.

 

Gosta de dicas financeiras? Cadastre-se e receba a nossa newsletter.

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet
como lidar com a ganância