Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aproveite a prorrogação e planeje a adequação do extintor veicular ABC

A- A+

Se você ainda não tem o extintor veicular ABC, ainda terá mais um prazo para fazer a adequação. A data para passar a vigorar a obrigatoriedade, que seria em 1º de julho, foi prorrogada para 1º de outubro.

Enquanto o extintor veicular ABC não for obrigatório, os veículos equipados com o equipamento do tipo BC ainda devem usá-lo. Quem for pego sem o extintor ou com a data de validade vencida está sujeito a multa.

A saga do extintor veicular ABC

A obrigatoriedade do uso do extintor veicular ABC mais parece uma novela. Inicialmente, seu uso seria obrigatório a partir de 1º de janeiro. Por falta do equipamento em quantidade suficiente para abastecer o mercado, foi prorrogado para 1º de abril.

seudinheiro-extintor-veicular-abc

Os veículos já deveriam sair de fábrica com o modelo ABC. Foto: iStock, by Getty Images

Pelo mesmo motivo – ou seja, a falta de aparelhos – passou a valer um novo prazo, que seria 1º de julho. No dia 17 de junho, o Ministério das Cidades – ao qual está vinculado o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) – anunciou a nova data como 1º de outubro.

Você vai se interessar por:
Saiba como preparar o carro para a vistoria
Malas prontas para o feriado? Veja 5 dicas para sair de viagem

Conforme divulgou o ministério, a Associação Brasileira das Indústrias de Equipamentos Contra Incêndio e Cilindros de Alta Pressão alegou falta de tempo hábil para abastecer o mercado brasileiro até julho. O preço extintor veicular ABC é, em média, R$ 100.

Não uso do extintor veicular ABC gerará multa

Quando entrar em vigor o uso do extintor veicular ABC, o não uso do equipamento gerará uma multa de R$ 127,69 e custará também cinco pontos da carteira de habilitação. Conforme o Denatran, o modelo ABC é mais completo que o BC, além de ser eficaz no combate ao fogo em materiais como madeira e tecidos – muito utilizados na parte interna dos veículos. A validade do modelo novo é de cinco anos.

A pretensão de mudança já é antiga. Uma resolução publicada pelo Conselho nacional de Trânsito (Contran) em 2004 previa que todos os veículos já deveriam sair de fábrica com o modelo ABC. Contudo, a resolução foi derrubada e voltou a valer em 2009. Nesse período de tempo entre perder a retomar a validade, muitos carros foram equipados com o modelo BC.

Um dia antes da prorrogação por parte do Ministério das Cidades, a Associação Nacional dos Detrans (AND) divulgou um alerta sobre a venda de extintores adulterados. As adulterações estão ocorrendo na data de fabricação, validade e no tipo. Conforme a AND, é possível verificar a alteração observando raspagens nos locais modificados.

Se você quer tranquilidade para sua família, não basta apenas cuidar os itens de segurança do carro. Um seguro contra acidentes pessoais pode ser a melhor opção. O Seguro Proteção Premiada, da Vivo, oferece cobertura para morte acidental e invalidez permanente total por acidente.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

Gostou das dicas de extintor veicular ABC? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

O controle financeiro pessoal e o futebol
como escolher uma seguradora de veiculos
Ela aposta na longevidade saudável
Conversando sobre direitos do consumidor do plano de saúde
Pacientes com mais de 60 anos têm direito a acompanhante em caso de internação. Foto: iStock, Getty Images
Passo a passo para planejar financeiramente a gravidez