Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aprender inglês sozinho é possível: veja como ser um autodidata

A- A+

Do you understand me? No mundo globalizado, em que fronteiras são diluídas pela onipresença da internet, não conhecer a língua inglesa significa fechar a porta para as oportunidades – de turismo, trabalho, negócios e interação social. Mas é possível aprender inglês sozinho, sem recorrer a cursos de longa duração e custos abusivos?

A resposta é simples: sim. Mas isso não significa que a tarefa será fácil. Para aprender inglês de forma autodidata, você precisa se dedicar e organizar uma rotina de aulas com o mesmo compromisso que teria se estivesse matriculado em uma escola de idiomas. Acha que é capaz de fazer isso? Então continue a leitura e veja como aprofundar seu conhecimento no idioma sem o auxílio de professores.

Aprender inglês sozinho

É preciso foco e dedicação para aprender inglês sozinho. Foto: iStock, Getty Images

Como aprender inglês sozinho

Listamos, a seguir, algumas alternativas para você aprender inglês por conta própria. Confira:

Estude sozinho com livros

Há uma série de livros pensados para estudantes brasileiros de inglês. Neles, é possível encontrar explicações em português, que facilitam o aprendizado e podem dispensar o auxílio de um professor. Para conhecer as regras da gramática, vale a pena mergulhar nos livros didáticos.

Apoie-se na internet

Por ser o idioma mais falado do mundo ocidental e a língua adotada pelas Nações Unidas, há diversos cursos gratuitos à disposição na Internet. Universidades estrangeiras desenvolvem métodos de aprendizado para alunos de todas as partes do mundo.

Abuse das músicas

Led Zeppelin, Beatles, Pink Floyd, Rolling Stones, Oasis, Lady Gaga, Katy Perry, Avril Lavigne, Rihanna… a lista de músicos que cantam em inglês é extensa, e dificilmente você não vai encontrar um ritmo do seu agrado, seja qual for o seu gosto musical. Do rock ao pop, procure as letras das suas músicas preferidas e acompanhe a melodia enquanto aprende a tradução. Essa é uma das melhores maneiras de praticar o listening. O site Letras é um dos mais completos.

Divirta-se com séries e filmes

Séries e filmes podem ser uma grande opção para quem deseja aprender inglês se divertindo. Para facilitar a compreensão, comece pelas produções às quais você já assistiu, e tente colocar a legenda e o áudio em inglês. Você já conhece o contexto, então é só aprender o idioma. A Netflix, por exemplo, permite alterar o idioma da legenda sem dificuldades.

Leia livros para melhorar o vocabulário

Para aumentar seu repertório, procure livros em inglês. A regra é a mesma dos filmes: comece por aqueles que você já leu. Se ainda sentir dificuldade, escolha volumes infanto-juvenis, cuja linguagem é simplificada. O catálogo da Amazon possui várias opções.

Apps de idiomas facilitam aprendizado

Alguns aplicativos de idiomas podem facilitar sua jornada de aprendizado solitário de inglês. O Duolingo, por exemplo, ensina com uma abordagem divertida, em forma de game, fases e desafios diversos.

A vantagem desses aplicativos é combinar o estudo do idioma com a compreensão da linguagem falada e o aprimoramento da pronúncia. Por exemplo: o aplicativo lhe dá a frase em português, e você precisa falar em inglês no microfone do celular, ou o aplicativo emite a frase falada em inglês e você precisa traduzi-la para o português digitando. Dinâmico, não é mesmo?

Você vai se interessar por:

Aprenda a falar novas línguas com 3 apps de idiomas
Conheça os aplicativos mais populares para Android
Smartphone antigo, mas útil: 11 funções para seu velho companheiro

E aí, vai tentar aprender inglês sozinho? Se você tem alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto, deixe um comentário abaixo e contribua com a troca de ideias.

Novo celular chinês
Comparativo de celulares ajuda a escolher
Homem avalia comprar iPhone 5S usado
Homem comunica IMEI bloqueado
Jovem preocupada com Carrier IQ
Mulher sabe como pagar Uber no celular