Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aprender como definir prioridades aproxima você de seus sonhos

A- A+

Você quer viajar, mas não abre mão de sair em todos os finais de semana. Sonha com um carro novo, sem deixar de ficar de olho no intercâmbio. Em meio a tantos sonhos, fica até difícil decidir por onde começar. O desafio é justamente aprender como definir prioridades.

Não que seja impossível fazer tudo ao mesmo tempo, mas com um planejamento detalhado, tudo se torna mais simples e, principalmente, mais próximo da sua realidade.

O desafio é justamente aprender como definir prioridades.

Seja casa, carro ou qualquer outro sonho, ter disciplina financeira é essencial. Foto: iStock, Getty Images

Como definir prioridades no dia a dia

Quando você consegue entender o que pretende realizar e até quando, não é só a gestão dos recursos que melhora: o controle do tempo na sua rotina também ganha em eficiência.

Mas, afinal, por onde começar? Para o coach financeiro Dalton Ferreira, tudo inicia com um exercício simples. O primeiro passo para aprender como definir prioridades é pegar uma folha e nela escrever tudo que você entende como prioritário na sua vida. Anote tudo, sem se importar se é fácil ou complicado demais.

“Ao lado de cada prioridade escreva qual o significado que ela possui para você. Por que ela é importante? O que lhe trará de positivo em executar essa tarefa ou de negativo caso não a execute?”, ensina o coach financeiro.

Depois, coloque todos os itens em ordem de importância, pensando naquilo que é mais urgente ou pode ficar para os próximos anos. Por fim, é hora de calcular o quanto seu objetivo vai custar. Algumas vezes, o custo é financeiro, mas pode estar mais ligado ao seu tempo ou depender da adoção de novos hábitos, por exemplo.

Definir prioridades ajuda nas finanças

Pode até ser difícil escolher o que realizar e quando, mas, para a maioria das pessoas, o problema mesmo é manter o objetivo no dia a dia, especialmente quando ele demanda uma quantia maior de dinheiro.

Para não desanimar, a dica de Ferreira é montar uma estratégia, um plano de ação. É ele que ajuda a definir o quanto você precisa economizar e como pode potencializar os resultados que está em busca.

“Me recordo de anos atrás, quando tinha bem claro que minha prioridade era comprar minha casa. Tracei um plano para comprar em cinco anos, tive que ajustar a meta e pude comprar à vista em seis anos. O grande aprendizado foi a jornada”, conta.

No processo de realizar seu sonho, Ferreira precisou criar novas possibilidades para a sua carreira, teve que aprender a se aventurar no universo dos investimentos e começou a empreender. Ou seja, não foi só a sua meta que ele atingiu.

Apesar da necessidade de manter o foco, também é importante não esquecer de todo o resto. Ter objetivos claros ajuda você a realizar e nem por isso é preciso abrir mão dos pequenos prazeres do dia a dia, que ajudam a tornar o processo não apenas menos desgastante, mas também mais atraente.

Você vai se interessar por:

Tarifa bancária pode virar bônus

O caminho para realizar sonhos passa por poupar e usar seus recursos com vantagens. Se você está nessa busca, pode transforme as tarifas em benefícios. Os valores mensais que paga ao banco ou às operadoras de cartão de crédito podem ser convertidos em bônus de ligações. Com o Conta Bônus, da Vivo, em até 10 dias úteis após o débito da tarifa, o valor é revertido integralmente para você.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Aprendeu como definir prioridades no seu dia a dia? Comente!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
vale a pena economizar
dividir aluguel com alguém
como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote