Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aprender a cozinhar pode gerar economia em uma despesa básica

A- A+

Não quer – ou não pode – mais gastar tanto dinheiro fazendo suas refeições em restaurantes, mas não sabe fritar um ovo? Isso não é problema. Aprender a cozinhar pode ser rápido (ao menos o básico) e completamente sem custo.

Uma pesquisa realizada pela GfK mostrou que o Brasil é sexto país no ranking mundial da culinária, sendo que 38% da população considera-se apaixonada pelo tema. Entretanto, quando os entrevistados foram questionados sobre conhecimentos e experiência com a comida, o percentual caiu para 25%. A crise atual é um incentivo para mudar essa realidade.

Aprender a cozinhar

Facilidades da internet permitem reproduzir receitas em sua própria casa. Foto: iStock, Getty Images

Como aprender a cozinhar de graça

Se o dinheiro não está sobrando no momento, não se preocupe. Você pode aprender a cozinhar de graça. A alternativa mais comum é recorrer à mãe ou ao parente mais próximo que possa lhe ensinar o bê-a-bá da culinária. Se não for possível, há outras alternativas.

A internet está aí para provar que é possível encurtar distâncias. Além de oferecer vários cursos de culinária, uma porção deles sai inteiramente grátis. E não se pode esquecer, claro, dos sites de receitas. Não são cursos, mas trazem detalhes de pratos específicos para não errar.

Aprender a cozinhar na internet

Samba Cooking

Canal italiano de culinária no YouTube, com a vantagem de ser totalmente em português. As aulas são gratuitas e divididas em quatro módulos, totalizando 100 lições. O curso é ministrado todas as segundas-feiras, às 21 horas (pelo horário de Brasília) para quem quer aprender um pouco da gastronomia internacional.

Edu-K

Ganhou grande espaço pela divulgação nas redes sociais. O Edu-K conta com diversos cursos, sendo muitos deles de gastronomia. Alguns são específicos, como bolos, biscoitos, petiscos, pizzas, peixes, entre outros.

Iped

Neste site, você pode aprender as primeiras lições para iniciantes, como a higienização dos legumes e os pratos básicos, como arroz, macarrão e feijão.

Por onde começar?

Se você não sabe como fritar um ovo ou ainda tem dúvidas sobre o ponto do arroz, comece pelo básico. Aprenda primeiro a fazer receitas bem simples com qualidade, que o resto se tornará mais fácil depois. Se você começar tentando fazer as receitas mais difíceis e demoradas, a chance de frustração é muito grande.

Para facilitar o preparo de uma receita, deixe todos os ingredientes separados antes – já higienizados e picados, se necessário. E faça um prato de cada vez. Querer coordenar todas as panelas no início não é uma boa ideia. Para quem está começando, a dica é apostar em receitas práticas, como macarrão com molho ou risotos.

Você vai se interessar por:

Esteja pronto para as oportunidades

Para se manter ligado, não vale vai perder uma oportunidade por ficar sem saldo no celular. Com o Vivo Crédito Antecipado Voz você pode solicitar uma recarga emergencial de R$ 3 para falar e enviar SMS para todo o Brasil. O valor é descontado automaticamente da sua próxima recarga ou da fatura da sua conta Controle.

> Crédito Antecipado de Voz: Garanta R$ 3 de crédito até a próxima recarga do celular pré-pago

Que tal a ideia de aprender a cozinhar? Deixe seu comentário.

melhor lugar para trabalhar
Já sabe o que fazer quando terminar a faculdade
Aproveitando destinos gastronômicos
Cuidando das finanças no lar
Fazendo o controle de finanças na prática
Vai devolver bem financiado