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por Vivo Seu Dinheiro

Aprenda a identificar e controlar o estresse no trabalho

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Dores musculares e de cabeça, irritação e falta de paciência para lidar com os problemas. Não é difícil encontrar pessoas que apresentem esses sintomas no ambiente de trabalho. Com o estresse, no entanto, nem só a vida profissional é afetada.

Por isso, saber identificar a sua origem e como controlar os sintomas é fundamental para garantir mais qualidade de vida e também uma rotina mais prazerosa.

Estresse pode afetar produtividade no trabalho. Foto: iStock, Getty Images

Estresse pode afetar produtividade no trabalho. Foto: iStock, Getty Images

Identifique o estresse no trabalho

Segundo 0 médico psiquiatra e psicoterapeuta, autor do livro Aprendendo a lidar com o estresse, Rogério Zimpel, a forma mais fácil de identificar o estresse é a dificuldade em relaxar e desfrutar do tempo livre.

“A pessoa vem num ritmo acelerado e o estresse da agenda da semana de trabalho é inevitável. Então, um dos primeiros sinais, que às vezes passa despercebido, é que a pessoa, mesmo no seu tempo livrecontinua num ritmo forte. Quando retomar na semana seguinte, sem o repouso, a energia física e mental não tiveram uma reposição”, diz Zimpel.

Ele explica que, em um primeiro momento, a queda de rendimento será sutil ou imperceptível. Mas, ao longo dos meses, a tendência é que o declínio na produtividade irá se acentuar, tanto em qualidade quanto em quantidade.

Os sintomas físicos do estresse no trabalho são múltiplos e incluem dores de cabeça, indisposição estomacal, gástrica, dificuldades para digestão, desequilíbrio de apetite, cansaço, fadiga, desatenção, dificuldade para concentração prolongada, dores musculares e nas regiões cervical e lombar.

Como lidar com o estresse

Para enfrentar o quadro, as atividades físicas são fundamentais. Segundo Zimpel, a carga maior de estresse de um trabalhador contemporâneo é mental, dadas as longas horas despendidas em frente a uma mesa ou computador. Portanto, é importante inverter essa lógica e buscar atividades que cansem o corpo e descansem a mente.

Caso a academia não seja a sua praia, adote ao menos um hobby que o ajude a se desligar dos problemas do trabalho. Valem atividades lúdicas ligadas à arte, música, entretenimento, passeios no parque, pedaladas, conversas em espaços abertod, de preferência com pessoas ou sobre assuntos diferentes do que esteja acostumado.

No entanto, não encare a prática como um retiro de um final de semana. Caso correções de hábitos não tragam resultados ao longo de dois ou três meses, procure um médico para fazer um check-up geral e saber como o estresse está afetando o seu corpo.

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Um ambiente descontraído também pode melhorar a produtividade. Foto: iStock, Getty Images

Um ambiente descontraído também pode melhorar a produtividade. Foto: iStock, Getty Images

Para o funcionário

Não compre brigas desnecessárias. Saiba a hora de levar a questões a seus superiores, ao invés de se sobrecarregar com um problema. Identifique o que pode ser modificado no ambiente de trabalho e lute por isso. Não leve a sexta-feira para o fim de semana, nem o fim de semana para a segunda-feira. Aproveite os momentos de folga para relaxar.

Para o chefe

Se preocupe mais com os funcionários e tenha uma visão mais humana sobre a carga de trabalho que incide sobre ele. Entenda que um alto nível de exigência prolongado pode levar a perda de produtividade no futuro. Uma prática válida é estimular intervalos para atividades físicas e lúdicas.

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