Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aprenda a estimar gastos com compras no exterior

A- A+

Fazer uma viagem internacional é oportunidade para conhecer novos lugares e culturas, mas não apenas. Para muitos brasileiros, essas também a oportunidade ideal de fazer compras no exterior e conseguir produtos por preços mais baixos. Porém é preciso também estar atento às taxas envolvidas.

O custo de fazer compras no exterior

O primeiro passo ao planejar uma viagem para compras no exterior é conhecer a cota que possui disponível para compras. Para quem viaja de avião, ela corresponde a 500 dólares. Em caso de navio ou via terrestre o valor diminui para 300 dólares.

Essa cota é o limite de isenção que você possui em relação aos bens que comprou em outros países e que compõem a sua bagagem. Conforme explica o economista Bernardo Baggio, o problema ocorre quando esse total é excedido. Nesse caso, aplica-se o imposto de 50% sobre o excedente.

Mas há ainda a necessidade considerar outros fatores. É o caso da taxa de câmbio, a incidência do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e outras taxas.

Baggio acredita que a melhor alternativa é realizar as compras com a moeda estrangeira, que deve ser adquirida ainda no país. Assim, a incidência do IOF é de apenas 0,38%. Para aqueles que optam pelo cartão de crédito, por outro lado, o valor sobe para 6,38%.

Ao fazer compras no exterior, avalie se os preços dos produtos realmente compensam. Foto: iStock, Getty Images

Ao fazer compras no exterior, avalie se os preços dos produtos realmente compensam. Foto: iStock, Getty Images

Cuidados nas compras no exterior

Fazer das compras no exterior uma boa alternativa não depende apenas das taxas e impostos cobrados, mas também do modo como você se comporta enquanto consumidor. Para não errar, confira as dicas do educador financeiro Antonio Nascimento:

Comprar por impulso: esse é o erro mais comum, principalmente na pressa de visitar diversos lugares e se encantar com tudo o que é oferecido. A dica é fazer uma lista e avaliar quais são os itens realmente necessários

Analisar a qualidade: não pense que, por estar fora do país, todos os produtos oferecidos são de boa qualidade. Quando as ofertas estiverem difíceis de acreditar, pense duas vezes e analise a qualidade. De nada adianta fazer compras que em pouco tempo já vão estar com defeito 

Olhar apenas o preço anunciado: é preciso ter cuidado também com os valores de banners e placas, que podem esconder condições de compra e taxas adicionais. Em outros casos, o desconto pode ser aplicável apenas em situações específicas

Estourar o orçamento: fazer uma viagem internacional demanda recursos, por isso é preciso ter controle na hora de comprar e acompanhar os gastos, incluindo as taxas de importação que podem estar envolvidas.

Cartões de crédito com benefícios

Agora que você já conhecer os procedimentos envolvidos nas compras no exterior, é só utilizar os seus recursos de forma planejada. Com os Cartões de Crédito Vivo, você tem mais segurança e praticidade para movimentar o seu dinheiro. Com os cartões de crédito Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0, você tem diversas vantagens, como alerta SMS, bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 x sem juros nas Lojas Vivo.
> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas para fazer compras no exterior? Compartilhe!

metas de curto médio e longo prazo
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
seudinheiro-Compras-de-supermercado
É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
melhores universidades do brasil