Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aprenda como tirar manchas de mofo e bolor da parede

A- A+

É só a umidade do ar elevar que as paredes começam a ficar escurecidas. E não importa o que você faça, parece que não tem como tirar manchas de mofo e bolor da parede. Identificou-se com essa situação? Ela é mais comum do que se pode imaginar, principalmente nas regiões onde o inverno é mais intenso, mas pode ser resolvida com facilidade.

Como tirar manchas de mofo e bolor da parede

Manchas de mofo e bolor têm maior incidência em regiões úmidas. Foto: iStock, Getty Images

O que compõe o mofo e o bolor

Segundo a Master Clean, empresa especializada em serviços de manutenções e reformas, o mofo é um tipo de fungo que se desenvolve a partir de partículas suspensas no ar. Em geral, eles crescem em ambientes úmidos e onde não há circulação de ar. Essas condições do ambiente já são suficientes para fazê-lo se desenvolver de forma rápida e tomar conta de um espaço extenso.

Já o bolor é um tipo diferente de fungo. Ele é o maior responsável pelas marcas que ficam, mas costuma aparecer junto com o mofo e, por isso, é importante buscar soluções para tirar manchas de mofo e bolor da parede. Com isso, você evita que o esforço seja direcionado a apenas um dos fungos e o outro continue se proliferando livremente.

Você vai se interessar por:

Veja como tirar manchas de mofo e bolor da parede

Zezé de Souza, especialista em soluções domésticas, revela em seu blog maneiras de tirar manchas de mofo e bolor da parede com técnicas caseiras. É preciso, porém, que você se proteja, utilizando uma máscara de tecido ou fralda úmida para cobrir os olhos e a boca. O contato com os esporos do mofo causa alergias e pode dar início a doenças respiratórias.

Como os fungos são organismos vivos, a melhorar solução para tirar manchas de mofo e bolor da parede é usando água sanitária. A dica de Zezé de Souza é preparar uma solução com partes iguais de água, detergente e água sanitária. Molhe um pano com esse líquido, passe nas paredes internas, deixe agir por uma hora e retire com pano e água limpa.

Caso queira tirar manchas de mofo e bolor da parede na área externa, dilua sabão em pó em uma solução meio a meio de água sanitária e cloro. Use um rolo de pintura ou um pano encharcado e passe no local, tomando o cuidado de fazer os movimentos no mesmo sentido para não causar manchas. Deixe agir por uma hora e enxágue.

Antes de adotar qualquer solução caseira como essa, porém, considere a viabilidade de contratar o serviço de uma empresa de limpeza, que vai ajudar a eliminar o problema e ensinar como prevenir que o mofo volte.

Assistência para sua casa

Para se proteger de qualquer emergência em sua casa, é importante contar com o serviço Vivo Assistência Casa e Auto. Com ele, você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro em emergências na sua casa

Gostou das dicas para tirar manchas de bolor e mofo da parede? Deixe um comentário!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
vale a pena economizar
dividir aluguel com alguém
limite do cartão de crédito
exemplos de produtos supérfluos