Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aprenda como tirar CPF nos Correios em 4 passos

A- A+

Saber como tirar CPF nos Correios pode representar uma alternativa prática para você solicitar esse documento tão importante. Com diversas agências espalhadas pelo Brasil, não é difícil encontrar uma que fique pertinho da sua casa.

Quem deseja fazer CPF nos Correios precisa apresentar outros documentos, que variam conforme a necessidade. Além da inscrição, você também pode atualizar e regularizar sua situação cadastral. Quer saber como tirar CPF nos Correios? Confira a seguir o passo a passo elaborado pelo Vivo Seu Dinheiro.

Como tirar CPF nos Correios pode representar uma alternativa prática.

Agências dos Correios cobram uma taxa de R$ 7,00 para serviços relacionados ao CPF. Foto: Elza Fiúza, ABr

Como tirar CPF nos Correios

Passo 1: Documentação

Se você possui mais de 16 anos, precisa dos seguintes documentos: carteira de identidade ou registro civil de nascimento, título de eleitor e número de inscrição no CPF (se for solicitar a alteração ou regularização de seus dados).

A documentação é a mesma para menores de 16 anos. Nesse caso, no entanto, a solicitação deve ser feita por seus pais ou responsável. Terceiros, que não são os responsáveis legais pelo menor, também podem realizar inscrição desde que com posse de procuração reconhecida em cartório.

Estrangeiros também podem solicitar o CPF pelo Correio, desde que portando documento de identificação, Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou passaporte.

Passo 2: Cheque seus dados

Com posse de todos os documentos necessários, você pode dar prosseguimento ao seu processo de inscrição. Informe os dados com cuidado a para elaboração do documento. Caso tenha notado alguma irregularidade somente após a emissão do seu comprovante, volte ao posto onde você o emitiu e atualize.

O mesmo procedimento acima deve ser aplicado no caso de o cidadão ter alterado algum status, como uma mudança de nome devido a um novo estado civil.

Passo 3: Verifique o andamento do pedido

Para saber se está tudo certo com o andamento do pedido do seu CPF, consulte a sua situação no site da Receita Federal. Você precisa, nesse caso, informar o local, o código e a data do atendimento, além da sua data de nascimento.

Passo 4: Retire seu CPF

Feito isso, verifique quando o seu documento ficará pronto e se dirija à agência onde realizou a solicitação, no prazo informado, para a retirada do CPF. Antes de sair de casa, ligue para a unidade dos Correios responsável e certifique-se que, de fato, ele já está disponível.

Onde fazer e quanto pagar?

Antes de solicitar o seu CPF pelo Correio, é preciso estar ciente que, para isso, é cobrada uma taxa de serviço no valor de R$ 7,00.

Vale lembrar que os serviços de inscrição, alteração e o pedido de regularização poderão ser feito em todas as agências próprias e terceirizadas.

Onde tirar CPF nos Correios? No site dos Correios, é possível consultar qual unidade fica mais próxima de você.

Você vai se interessar por:

Cuide do seu CPF

Agora que já sabe como tirar CPF nos Correios, o que acha de cuidar desse documento tão importante? Pensando nessa importância, a Vivo, em parceria com a Serasa Experian, criou o Vivo Alerta CPF. O serviço, entre outras funções, oferece dicas de como se prevenir contra fraudes de identidade, além de possibilitar acesso a uma exclusiva área logada com um relatório completo sobre a situação do seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Viu como tirar CPF nos Correios é fácil? Compartilhe essas dicas!

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças