Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aprenda como parar de gastar ao adotar 6 hábitos saudáveis

A- A+

As dívidas dominam suas preocupações, as contas se acumularam e você já nem dorme direito, tentando encontrar uma solução. Você entende que precisa reduzir despesas, mas não sabe como parar de gastar? Esse é o primeiro passo para vencer as dificuldades financeiras.

Entender como parar de gastar é o sonho de muitos brasileiros. Não por acaso, as estatísticas de endividamento da população assustam. Já há mais pessoas no vermelho do que com as contas em dia, conforme aponta a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Não há uma fórmula milagrosa para deixar de ser um gastador, mas sim um conjunto de hábitos financeiros negativos que devem ser evitados. Muitos deles podem passar despercebidos e vão além de fechar a carteira. Será que você não usa o dinheiro da forma errada?

É preciso saber como parar de gastar.

Se há descontrole financeiro, orçamento pode equilibrar os ganhos e os gastos. Foto: Shutterstock

Como parar de gastar em 6 passos

Se aprender como parar de gastar fosse fácil, o envidamento não seria tão grande. Somente em abril deste ano, seis entre cada dez famílias estavam endividadas, conforme levantamento da CNC. Veja a seguir comportamentos que você pode adotar para conseguir reduzir custos e aliviar o orçamento.

1. Use mais dinheiro

A dica é para colocar as cédulas em circulação e não gastar mais, sempre que isso for benéfico para o seu bolso, como para pechinchar descontos.

2. Faça o planejamento financeiro

Sem orçamento, para saber quanto ganha e onde gasta, e ignorando a necessidade de planejar as finanças, é que você não vai aprender como parar de gastar. É preciso fazer um diagnóstico, conhecer a situação para tomar uma atitude correta.

3. Não compre na primeira oportunidade

A maior parte das compras que fazemos é por impulso. Por isso, pesquisar um pouco mais e refletir se realmente precisa (antes de comprar) pode levar a um consumo mais consciente. Afinal, é um passo importante para o autocontrole.

4. Cuidado com as promoções

Naturalmente, é importante encontrar os melhores valores antes de comprar qualquer item. Entretanto, comprar algo somente porque está em promoção pode ser apenas uma forma de esvaziar seus bolsos. Lembra de todas as peças de roupa que comprou em liquidação, mas nunca usou?

5. Use os programas de fidelização

Os cartões com programas de fidelidade, seja no cartão de crédito ou aqueles emitidos por estabelecimentos comerciais, podem trazer benefícios reais. Geralmente, há desconto para os clientes fiéis ou, então, um bônus para o consumidor adquirir determinado produto.

6. Fique de olho na niqueleira

Os pequenos gastos – como o cafezinho, o sorvete ou uma água mineral – geralmente são ignorados. Mas fazer isso não é um hábito financeiro saudável. Se você colocar no papel todos os esses valores miúdos, em um mês, poderá se surpreender com o tamanho da despesa.

Você vai se interessar por:

Quer parar de gastar dinheiro? Veja por onde começar

Veja dicas de como gastar menos todos os dias

Preciso de ajuda financeira: o que fazer quando os gastos fogem do controle

Tarifa bancária pode virar bônus

Quer mais vantagens? Transforme as tarifas em benefícios. Os valores mensais que você paga ao banco ou às operadoras de cartão de crédito podem ser convertidos em bônus de ligações. Com o Conta Bônus, em até 10 dias úteis após o débito da tarifa, o valor é revertido integralmente para você.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Se você já sabe como parar de gastar, deixe uma dica nos comentários!

como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
tempo é dinheiro?
como fazer um plano financeiro
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho