Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aprenda como organizar suas fotos digitais

A- A+

Vários dos dispositivos que usamos no dia a dia têm a capacidade de registrar as imagens do nosso cotidiano. Além da câmera digital, celulares, tablets, smartphones e computadores portáteis são usados para fotografar momentos que não queremos esquecer. Mas como guardar e organizar a quantidade enorme de fotos digitais que temos de uma maneira fácil de fazer e ainda mais fácil de encontrar aquela  imagem específica quando precisamos?

Organização das fotos digitais

O site americano de organização, decoração e reformas Apartment Therapy sugere a organização das imagens em pastas por ano. Dentro de cada ano, as fotos podem ser separadas em uma pasta para cada mês. Dentro do mês, as fotos ainda podem estar em pastas separadas por eventos ou momentos marcantes. O site ainda sugere que a pasta do mês corrente tenha um atalho na área de trabalho, para facilitar a organização já no momento do download das imagens dos dispositivos para o computador. Mais uma dica: no momento do download, já faça uma pré-edição do que você quer realmente guardar e dispense as fotos que não são necessárias ou que tem temas repetidos.

fotos-digitais

Aplicativos podem facilitar o armazenamento das fotos digitais. Foto: iStock, by Getty Images

Quem procura acesso aos arquivos de imagens em qualquer lugar e praticidade na organização pode ter como aliado um software que administra as imagens. O armazenamento na nuvem também deixa mais prático o compartilhamento das imagens com quem você quiser e alguns softwares ainda permitem usar tags para identificar as fotos. Programas como Dropbox, Flickr, Picasa e Shutterfly são altamente recomendados para a organização e compartilhamento das imagens.

Outra vantagem de se utilizar um software para manter atualizada a sua pasta de fotos é que alguns deles, como o Dropbox, possuem aplicativos para dispositivos móveis em que é possível optar para que as imagens sejam armazenadas na pasta destinada logo após serem feitas. Você tira a foto e o aplicativo automaticamente faz o upload para seus arquivos na nuvem. Se acontecer alguma coisa com seu smartphone – perda, roubo ou dano, por exemplo, suas fotos estarão salvas.

Que tal imprimir suas fotos inesquecíveis?

A impressão de fotos digitais pode parecer coisa do passado, mas dos tempos antigos permaneceu o hábito de exibir, em algum canto da casa, fotografias de bons momentos e das pessoas que amamos. Para isso, ainda é preciso procurar estabelecimentos que façam a impressão de fotos, já que a qualidade das impressoras de uso doméstico não é boa o suficiente para garantir que as imagens de alta qualidade a um bom preço.

A impressão de fotos pode acarretar em custos altos, dependendo do tamanho da imagem, do tipo de papel usado e dos preços praticados pela loja que oferece o serviço. Fazer uma boa edição do material, identificando aquelas fotografias digitais que realmente valem a pena ser exibidas como parte da decoração da casa, é importante.

imprimir-fotos-lembrancas

Impressão de fotos podem se tornar uma lembrança pro resto da vida. Foto: iStock, by Getty Images

 

Uma das dicas para pagar menos ao imprimir fotos digitais é assinar modalidades de cupons de desconto. Nesse tipo de serviço, você se cadastra em um site que fornece o código do cupom de descontos (ou vale-compras) e escolhe as lojas parceiras do site. No final da compra, você insere o código para ganhar o desconto anunciado.

Cupons para fotos

Você já conhece o Vivo Descontos? Com esse serviço, você terá direito a muitos cupons de desconto e promoções em impressão de fotos e lojas das melhores marcas do Brasil. Na primeira semana, não se paga nada, e após o fim desse período é cobrado R$ 2,99 por semana.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Você tem alguma dica para organizar fotos digitais? Compartilhe nos comentários!

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet
como lidar com a avareza