Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aprenda como organizar finanças com planejamento

A- A+

Você não consegue organizar finanças e o seu dinheiro termina antes do mês acabar? Se sua resposta for positiva, seja bem-vindo à realidade de uma parcela considerável dos brasileiros. De acordo com os dados divulgados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), quatro em cada dez brasileiros estavam inadimplentes no mês de abril. No total, o número chega a 55,3 milhões de pessoas.

Mas não há motivos para se desesperar. Com algumas atitudes simples, que incluem a mudança de hábitos, é possível reduzir as despesas e equilibrar o orçamento. 

Primeiro passo é sair do saldo vermelho. Foto: iStock, Getty Images

Organização das finanças é o primeiro passo para alívio nas contas. Foto: iStock, Getty Images

Como organizar finanças

O primeiro passo para organizar finanças e abandonar o saldo negativo é muito simples: passe a fazer o controle de todas as suas dívidas e também do dinheiro que entra na sua conta. O educador financeiro Pedro Braggio exemplifica que esse planejamento pode ser comparado a um trabalho artesanal.

“Você tem um punhado de argila nas mãos. Imagina o que quer criar com a matéria-prima e molda o material à sua maneira até obter um belo vaso ou escultura. Para alcançar o resultado desejado num trabalho assim, é preciso ter zelo, disciplina e perseverança para encontrar o molde exato. Nas finanças, observo muitos casos em que falta esse molde. Ou seja, adequar receitas e despesas de uma forma que seja eficaz”, explica o educador financeiro.

Controle dos gastos diários

Para que o controle financeiro seja efetivo, o ideal é utilizar uma planilha. O próximo passo é o que exige mais dedicação e atenção. Se a sua intenção realmente é descobrir para onde vai o dinheiro, chegou a hora de anotar cada um dos seus gastos diários durante um mês.

Do café da manhã na padaria à nova camisa social, do dinheiro do flanelinha à conta do supermercado, tudo precisa ser registrado. Ao final do mês, você terá um relato detalhado do destino do seu dinheiro. Basta somar e analisar para descobrir se ele está sendo gasto com entretenimento, vestuário, alimentação, entre outros. Com essas informações, será possível traçar metas e fazer um diagnóstico daquilo que o impede de terminar o mês com saldo positivo.

O último passo é agir de forma a contornar a situação, seja cortando gastos desnecessários ou descobrindo uma nova fonte de renda. Alguns pequenos sacrifícios no seu estilo de vida podem ser exigidos para colocar as contas em dia. Braggio explica que é preciso cortar o que é supérfluo, como é o caso as refeições fora de casa e das idas aos salões de beleza. Comprar somente o necessário e evitar o desperdício, em especial no supermercado, é outro modo de economizar.

Organizar finanças exige comprometimento

Como você já percebeu, não há receita mágica. É preciso dedicação, comprometimento e, acima de tudo, disciplina. Encarar o problema com a gravidade que ele merece é a única forma de levar a questão a sério e conseguir resultados positivos.

Além disso, se você vive com familiares ou compartilha os gastos com outras pessoas, vai precisar da dedicação de todos, sem exceção, para organizar as finanças com sucesso. Afinal, de nada adianta esforços de uma parte se todos os outros ignoram as novas necessidades e restrições do orçamento.

Conta pré-paga no celular

Quer uma ajuda para organizar finanças e gastar apenas o necessário? Então conheça o Vivo Zuum, um serviço que funciona como uma conta corrente pré-paga no celular. Com Zuum você pode transferir dinheiro para outra pessoa que também tenha conta Zuum, de qualquer lugar. Não precisa ter conta em banco e nem comprovar renda.

> Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Você também está pensando em organizar finanças? Deixe um comentário!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria