Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira dicas e aprenda como identificar notas falsas

A- A+

O Banco Central, responsável pela produção das cédulas de Real no Brasil, possui mecanismos para verificação da origem e da veracidade delas. É conhecendo esses mecanismos – percebidos ao observar e tocar o papel-moeda – que você pode aprender como identificar notas falsas e garantir que não ocorra nenhum tipo de complicação ao lidar com elas.

O risco das notas falsas

A distribuição de cédulas de dinheiro falsificadas é real e você pode ser vítima. Pior ainda: pode ser considerado cúmplice de um crime sem perceber. Em julho, a Polícia de São Paulo prendeu uma quadrilha que, em quatro anos, falsificou e distribuiu cerca de R$ 30 milhões em notas falsas.

Como se tratam de grandes quantias circulando, você não está livre de receber uma cédula falsificada. Mas fique alerta: lidar com esse tipo de dinheiro é crime. É por isso que se torna fundamental saber como identificar notas falsas para não cair em complicações.

O Banco Central criou um aplicativo que ajuda na identificação de notas falsas.

Desconfie de notas que pareçam falsas ao realizar transações no dia a dia. Foto: iStock, Getty Images

Como identificar notas falsas

O mais comum mecanismo para identificar notas falsas é a marca d’água. Presente tanto nas cédulas da primeira, quanto da segunda família do Real, elas podem ser visualizadas quando o papel é colocado contra a luz. Em cada nota, é possível ver a imagem de figuras que representam a República, a Bandeira Nacional ou os animais relativos a cada valor, em tons variados, claros e escuros.

As imagens latentes ou escondidas também podem servir como marca para saber como identificar notas falsas. Nas notas da primeira família, as letras BC no canto inferior esquerdo, em uma faixa mais escura, podem ser percebidas se você colocar a nota na altura dos olhos. Na segunda família, é o número referente ao valor da cédula que está escondido nessa parte da nota.

O símbolo das Armas Nacionais também é uma marca escolhida pelo Banco Central. Quem entende como identificar notas falsas, sabe que, quando a cédula é colocada contra a luz, o símbolo impresso em um lado deve se encaixar perfeitamente com a imagem impressa no lado oposto. Na segunda família, a marca é a faixa holográfica, com o número referente ao valor da nota.

App ajuda a identificar notas falsas

App ensina como identificar notas falsas

App traz ajuda tecnológica contra golpes. Foto: Reprodução

O Banco Central, preocupado em facilitar os meios de verificação das cédulas e diminuir a quantidade de notas falsas circulando no país, criou também um aplicativo para esse fim.

O app se chama Dinheiro Brasileiro (disponível em Android e iOS), fornece informações sobre as cédulas do Real e ensina como identificar as notas falsas.

Isso diminui os riscos de que você aceite ou ponha em circulação uma cédula que não seja verdadeira.

O aplicativo não verifica sozinho a autenticidade, mas, se você posicionar a câmera do celular sobre uma nota, ele realiza a comparação entre a imagem que você capturou com outra pré-programada de uma cédula original. A partir desse resultado, indica os elementos que precisam ser analisados e como fazer isso.

Mas não basta entender como identificar notas falsas se você não souber agir ao receber uma. O Banco Central indica, em sua cartilha oficial online, que você deve desconfiar de notas que pareçam falsas ao realizar transações no dia a dia e que é seu direito recusá-las. Recomendar ao dono do exemplar que procure uma agência bancária ou o Banco Central também é importante.

Você vai se interessar por:

O que acontece com papel moeda quando vai para o lixo?

6 perguntas sobre seu dinheiro que você deve se fazer agora

Que tal ganhar dinheiro extra na internet? Descubra como

Aprendeu como identificar notas falsas? Deixe um comentário.

Vítima de golpes financeiros
Mulher pesquisa sobre como saber se o boleto é falso
trocar-CPF-seudinheiro-shutterstock
Se você receber um e-mail falso, não abra os arquivos que estiverem anexos.
Se perceber um e-mail da Receita Federal na sua caixa de entrada, a primeira atitude é não abrir arquivos anexados.
Mulher usando o seu cartão de crédito Caixa.