Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aprenda como fazer simulação de financiamento

A- A+

Etapa fundamental para quem pensa em adquirir um imóvel ou veículo, mas não possui o dinheiro necessário para fazer a compra à vista, a simulação de financiamento costuma ser feita diretamente na instituição em que o crédito será obtido. Embora essa ainda seja a principal alternativa, ela não é a única.

Como fazer a simulação de financiamento

A maioria dos bancos já oferece em seus sites opções que permitem ao cliente fazer a simulação do financiamento. Em geral, as principais informações requisitadas são o modelo de crédito a ser solicitado, o valor do bem que você pretende financiar e dados como o seu CPF e renda bruta mensal.

Cada tipo de negociação terá um preço diferente, portanto preencha os dados cuidadosamente. Se os resultados encontrados não agradarem, é possível recomeçar e inserir novos números. Ainda assim, o ideal é que você já disponha de informações exatas, que não deem margem para grande variações. Afinal de contas, com a aplicação dos juros o preço a ser pago pode mudar e muito.

Caso você opte pelo modelo mais tradicional e vá até o banco, a dica é já levar todos os documentos exigidos, que podem variar de uma instituição para outra. Desse modo, já é possível dar entrada no negócio e conseguir o dinheiro necessário em um tempo menor.

A simulação de financiamento pela internet ajuda você a estimar os valores envolvidos na negociação. Foto: iStock, Getty Images

Cuidados ao fazer simulação de financiamento

As simulações de financiamento são o primeiro passo para estimar os valores que você vai gastar para realizar o seu sonho. Elas permitem que você compare as opções oferecidas pelo banco com a sua realidade financeira, explica a educadora, terapeuta e assessora financeira da REORG Gestão Financeira, Ana Paula Pavanatti.

Por outro lado, exigem alguns cuidados. Quando a simulação é realizada pela internet, por exemplo, há o perigo de que as taxas de juros disponibilizadas não sejam atuais. Na hora de fechar o negócio, a surpresa aparece. Por isso, o ideal é confirmar os dados com o gerente do banco.

Monitore o seu CPF

Para conseguir um financiamento, é importante que o seu nome não esteja na lista de negativados. Para evitar problemas, uma alternativa é estar sempre atento ao seu CPF. Com o Vivo Alerta CPF, desenvolvido em parceria com parceria com a Serasa Experian, você monitora o seu CPF e recebe alertas quando alguma movimentação ocorre. Assim, é possível  estar informado sempre que:

  • Ocorrer uma alteração no status de seu CPF nas bases de dados da Serasa Experian
  • Uma empresa consultar seu nome nas bases de dados da Serasa Experian
  • Uma empresa estiver prestes a negativar o seu nome nas bases de dados da Serasa Experian.
> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas para fazer uma simulação de financiamento? Compartilhe!

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças