Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aprenda como fazer fantasias caseiras e se divirta quase de graça

A- A+

As festas à fantasia são tradicionais em diversas épocas do ano. Desde o Halloween até o Carnaval, são muitos os eventos em que os participantes são convidados a caracterizar-se em alusão a personagens e temas. Assim, aprender como fazer fantasias caseiras é uma forma de entrar na brincadeira sem gastar demais com isso.

Como fazer fantasias caseiras sem gastar muito

A escolha da fantasia é um ritual de criatividade. Pensar naquele personagem ou ícone que mais se parece com você ou com a ideia que você quer passar na festa é apenas o primeiro passo desse processo.

Se a ideia for criar uma caracterização para as crianças, é importante ainda pensar em algo que seja confortável e permita que eles brinquem mesmo vestindo a roupa.

Aprender como fazer fantasias caseiras é uma forma de economizar.

Seja para reproduzir o personagem preferido do filho ou inovar, vale ser criativo. Foto: iStock, Getty Images

Segundo a blogueira e decoradora Rosely Pignataro, utilizar materiais que você tem em casa é um dos principais truques para fazer fantasias caseiras sem gastar muito. De produtos recicláveis até algum tecido que você já não use mais, a definição dos itens é fundamental para o sucesso de sua criação.

A sua visão criativa é que faz a diferença. A inspiração pode vir de um tema que você gosta ou que está em alta no momento, indica Rosely. Depois, mãos à obra: “Uma garrafa pet, retalhos de tecido, cintos que você não usa mais, a caixa de papelão, um guarda-chuva quebrado, um balde, tudo terá utilidade para fazer uma fantasia”, explica.

8 ideias de fantasia caseira

O próprio tema da festa pode ser a inspiração para fazer fantasias caseiras. “Os zumbis e vampiros no Halloween, os tradicionais índios, colombinas e palhaços no Carnaval ou personagens infantis da moda”, indica a decoradora. A seguir, ela dá quatro opções para você se inspirar:

Lego

Rosely diz que as peças de Lego são uma ideia que nunca sai de moda. Uma caixa de papelão, copos plásticos e cola são suficientes para montar a estrutura e reproduzir as saliências das peças originais.

Um tubo de tinta spray pode colorir a fantasia com tons alegres. Utilize um estilete para cortar as laterais e o topo, deixando espaço para encaixar a roupa nos braços e na cabeça.

Bailarina

Ela também ensina como fazer fantasias caseiras de bailarina com elástico e pedaços de tule. Corte tiras de tule, dobre-as ao meio e amarre na borda do elástico até cobrir toda sua extensão.

Complete o look com uma camiseta ou um maiô cor de rosa e procure utilizar um short bege, rosa ou branco por baixo da saia, já que o tule é transparente.

Você vai se interessar por:

Batman

A decoradora diz que o segredo para aprender como fazer fantasias caseiras do Batman com baixo custo é um só: o guarda-chuva. A lona de uma sombrinha preta pode se tornar a capa do homem-morcego. Uma roupa toda preta e a máscara do personagem, que pode ser feita com garrafa pet e tinta preta, completam o visual.

Homem de Lata

Para os mais tradicionais, o Homem de Lata, do filme O Mágico de Oz, pode ser a inspiração. Rosely aconselha retirar as alças de um balde e cortar buracos para passar a cabeça e os braços.

Tinta spray prateada resolve a questão da cor. Na cabeça, um funil metálico, perfurado e preso com elástico, completa a caracterização. Se quiser mais realismo, vista-se com roupas prateadas.

Fantasia de vampira com roupas normais

Essa é uma opção procurada em épocas como Dia das Bruxas: como fazer uma fantasia de vampira com roupas normais. Os itens indispensáveis são: uma capa preta, maquiagem branca ou bem pálida para o rosto e dentes postiços (vendidos em lojas de brinquedos ou de R$ 2,99).

Fantasia do Hulk

Herói dos quadrinhos que fica verde e superforte quando é tomado pela raiva — efeito colateral de uma exposição a raios gama — é sem mistério para se tornar uma opção. Especialmente como fantasia infantil, o Incrível Hulk precisa de tinta guache verde escura para pintar o corpo e o rosto mais uma uma bermuda jeans. Se a bermuda estiver velha ou com a barra rasgada ou desfiada, melhor ainda o resultado. A cara de mau bravo por sua conta.

Mulher Hulk

Esta opção por desagradar os fãs mais puristas do gibi, mas é divertida. Se fantasiar de Mulher Hulk é parecido: pinte o corpo e o rosto com tinta guache verde mas, em vez de bermuda, vista um maiô ou biquíni em cores como azul, cinza ou branco. Se tiver disposição, use tinta verde temporária para os cabelos também.

Zorro com TNT ou sem

Zorro, o herói mascarado e exímio esgrimista, precisa de roupas pretas e outros acessórios como chapéu, calça, sapatos, camiseta e uma capa. A capa pode ser feita de TNT preto. Não se esqueça da mascara do zorro e uma espada de esgrima para “assinar” com “Z” que caracteriza o personagem.

Gostou das dicas para fazer fantasias caseiras sem gastar demais? Compartilhe!

Utilizando um dos acessórios úteis para celular
Pedindo desconto na conta de energia elétrica
Seguindo regras básicas de economia
Tentando diminuir gastos pessoais
Mulher testa sua personalidade
Produção de energia em casa