Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aprenda como fazer comprovante de residência em 3 passos

A- A+

Conta de luz, gás ou telefone. Qualquer uma dessas faturas atestam o endereço onde você mora. São esses os papéis frequentemente requisitados na hora de realizar os mais diversos tipos de negociação. Por isso, é fundamental saber como fazer comprovante de residência e mantê-lo sempre atualizado.

O comprovante de residência é um documento exigido frequentemente para os mais diversos tipos negociações. É solicitado em instituições financeiras na hora de comprar um imóvel, em escolas ou faculdades na hora da matrícula, ou para registrar um veículo. entre outras. O comprovante de residência, como o nome diz, é usado para confirmar o endereço da pessoa que o apresenta, ele é uma garantia para a empresa ou instituição de que o contratante poderá ser encontrado em todas as hipóteses. Conseguir um comprovante atualizado é possível de diversas maneiras, seguindo procedimentos básicos e simples.

 

Conta de luz é opção de como fazer comprovante de residência

Conta de luz é um dos documentos aceitos para comprovar o endereço. Foto: Lia de Paula, Agência Senado

Saiba como fazer comprovante de residência

Para fazer um comprovante de residência, basta apenas seguir alguns procedimentos simples. Confira no passo a passo como obter o seu.

Passo 1: Escolha o serviço

Em primeiro lugar, você precisa definir qual serviço você vai escolher para que sirva de comprovante. Os mais comuns são as contas de consumo, como água, luz (energia elétrica), telefone (fixo ou celular), provedor de Internet e TV por assinatura. A segunda via desse tipo de fatura ou cobrança pode ser obtida pela Internet, no site da concessionária ou prestadora de serviço. Documentos em que conste seu endereço completo também podem servir.

O mais indicado é escolher a fatura mais recente de uma conta de casa para manter o seu cadastro o mais atualizado possível.

Passo 2: Verifique documentos de apoio

A agência ou organização que está pedindo a comprovação pode solicitar documentos adicionais que confirmem sua conta. Caso seja requisitada uma cópia do seu contrato de locação, por exemplo, pode ser necessário apresentar papéis que tenham a assinatura do proprietário que certifiquem que você, de fato, reside naquele lugar.

Serviços específicos, como empréstimos e aberturas de conta em instituições bancárias, solicitam, além do comprovante de residência, um documento de comprovação de renda, que pode ser um contracheque caso você seja assalariado ou a Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física , se for autônomo.

Passo 3: Entregue formulários específicos

Na grande maioria das vezes, os dois primeiros passos são suficientes para obter o seu comprovante de residência. Mas há locais que podem solicitar formulários específicos e também um documento chamado de Carta de Comprovação de Residência ou Declaração de Comprovação de Residência.

Normalmente, esses papéis são solicitados em negociações mais complexas, como compra de imóvel ou veículo, por exemplo.

Caso seja requisitado apenas um formulário de comprovação de residência, o procedimento é mais fácil. Basta dirigir-se à entidade prestadora de serviço, uma distribuidora de energia, por exemplo, e solicitar o papel.

Na maioria das vezes, é necessário informar alguns documentos básicos, como CPF e RG, além de outras informações que dependem de cada prestadora.

Por outro lado, se a instituição lhe pedir uma Carta de Comprovação de Residência, o processo é um pouco mais trabalhoso, pois é preciso levar todos os documentos solicitados em um cartório para autenticá-los.

Além disso, é necessário preencher uma declaração para confirmar que você reside no endereço informado, que também deve ser reconhecida em cartório.

Você vai se interessar por:

Precisa comprovar renda? Veja quais documentos podem ser usados

Empréstimo pessoal para autônomos: como comprovar renda

Comprovante de pagamento de despesas: veja a melhor forma de organização

Sua conta pré-paga sem burocracia

Saber como fazer comprovante de residência é muito útil para diversas situações. No entanto, sempre que possível, é bom evitar a burocracia. Já imaginou ter uma conta bancária que não precisa de comprovação de endereço nem de renda? Conheça o Vivo Zuum, a sua conta pré-paga que alia praticidade com economia.

Com o serviço, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Aprendeu como fazer comprovante de residência? Deixe seu comentário.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria