Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aprenda como fazer amaciante em casa e economize

A- A+

Você já pensou em como fazer amaciante em casa? Mais econômicos para o seu bolso, os produtos de limpeza caseiros são também uma alternativa sustentável, sem deixar de lado a eficiência.

Não é preciso muito mais do que os ingredientes que já devem fazer parte da sua prateleira – e que, provavelmente, você nem sabe o quão versáteis podem ser. Quem ensina é Inara Cencig, do site Lar Natural.

Como fazer amaciante em casa

Além de gerar economia, produtos de limpeza caseiros são alternativa sustentável. Foto: iStock, Getty Images

Como fazer amaciante em casa

Para fazer produtos de limpeza em casa, o primeiro passo é estar disposto a testar novas combinações e não subestimar os efeitos que as misturas naturais podem ter. Elas podem não ser iguais aos compostos industrializados, mas oferecem um novo modelo de consumo, mais consciente.

“O amaciante caseiro é livre de produtos químicos, o que não agride o meio ambiente, nem as roupas ou as pessoas que irão usá-las”, explica Inara.

Ingredientes:

– 1 xícara de água

– meia xícara de vinagre branco

– meia xícara de bicarbonato de sódio

– 30 gotas de óleo essencial de lavanda (ou outro de sua preferência, como de limão ou de verbena).

Modo de preparo:

Misture a água e o vinagre e, depois, acrescente aos poucos o bicarbonato. Lembre-se de que ele é efervescente, então, faça a mistura devagar.

Depois, mexa até que todos os ingredientes estejam bem misturados e uniformes.

Por último, é só acrescentar as 30 gotas de óleo essencial de lavanda, que vão deixar a mistura e as suas roupas mais cheirosas.

Como fazer amaciante em casa para guardar

Depois de preparada a mistura, ela pode ser guardada por até dois meses. Mas é preciso ter cuidado com a conservação: o ideal é utilizar um recipiente fechado, que fique em local seco e arejado, sem a incidência direta dos raios do sol.

Na hora de usar, é só fazer o que já era de costume ao aplicar o amaciante tradicional. Como o produto caseiro é concentrado, a dica de Inara é, antes de cada uso, diluir a quantidade necessária em um pouco de água.

Você vai se interessar por:

Descubra como economizar dinheiro ganhando pouco

Artesanato em casa: seu dom pode virar alternativa de renda

Nas compras ou em casa, adote cuidados com a conservação de alimentos

Crédito emergencial ao seu alcance

Se a dificuldade financeira atrapalha até mesmo operações básicas do dia a dia, como a sua comunicação, é possível contar com um serviço que garante o saldo no celular. Com o Vivo Crédito Antecipado Voz você pode solicitar uma recarga emergencial de R$ 3 para falar e enviar SMS para todo o Brasil. O valor é descontado automaticamente da sua próxima recarga ou da fatura da sua conta Controle.

> Crédito Antecipado de Voz: Garanta R$ 3 de crédito até a próxima recarga do celular pré-pago

E aí, aprendeu a como fazer amaciante em casa? Então, aproveite para contar nos comentários a sua experiência com produtos de limpeza caseiros.

melhor lugar para trabalhar
Diarista ou empregada doméstica
Já sabe o que fazer quando terminar a faculdade
Cuidando das finanças no lar
Fazendo o controle de finanças na prática
Robô aspirador de pó