Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aprenda como evitar compras desnecessárias

A- A+

A compra por impulso dá uma sensação de poder, mas a conta pode ser cara no fim do mês. Por isso, é importante aprender como evitar compras desnecessárias e controlar gastos. Não esqueça: levar o cartão de crédito tão à sério quanto o dinheiro é um passo importante para você se organizar.

Descubra como evitar compras desnecessárias

Compras não planejadas podem fazer você perder o controle das finanças. Foto: iStock, Getty Images

Como evitar compras desnecessárias

Compras desnecessárias são todas aquelas que poderiam ser cortadas das suas despesas sem alterar profundamente na sua qualidade de vida. Peças de roupa que não valem o preço que custam, doces e guloseimas que não fazem bem à saúde e não tem valor nutricional, apesar de saborosos e tantos outros custos que estão nas contas do mês apenas por capricho.

Na teoria, é simples: corte tudo o que você não precisa. Na prática, é difícil. Você está tão habituado a ter tudo, que nada parece desnecessário. Portanto, a primeira dica para evitar compras desnecessárias é pagar à vista sempre que possível. Quando o dinheiro sai do bolso na mesma hora da compra, você sente mais o peso daquele gasto e tende a pensar com mais clareza sobre o objetivo dele.

Outra atitude importante para evitar compras desnecessárias é planejar os gastos. Seja para o mês ou a semana, ter uma lista de tudo o que você vai precisar ajuda a ter mais foco. Sabendo quais são os alimentos fundamentais, por exemplo, você tem menos chances de passar pelos corredores de chocolates, biscoitos e refrigerantes, que custam caro e não são importantes.

É importante, também, que você conheça profundamente o seu orçamento. Quando você sabe o valor exato das suas dívidas e quais são os rendimentos da família, também sabe até onde pode ir nas suas compras. Assim, quando estiver diante de algo que não precisa, vai imediatamente lembrar-se de tudo o que tem a pagar e conseguirá evitar compras desnecessárias.

Você vai se interessar por:

Cartão consciente

Também tem como evitar compras desnecessárias ao fazer o uso consciente do cartão de crédito. Ele pode ser um aliado se você utilizá-lo para grandes compras, como o rancho do mês, e ainda ganhar pontos nos programas de fidelidade e manter uma organização de todos os seus gastos na fatura, dia a dia. Mas é preciso respeitar o limite e evitar ao máximo o pagamento apenas da cota mínima, que aumenta os juros do débito restante na próxima fatura.

Compre com tranquilidade

Para quem usa o cartão com consciência e aproveita todos os seus benefícios sem comprometer o bolso, falta só escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades e exigências.

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

E você, está aprendendo como como evitar compras desnecessárias no dia a dia? Compartilhe sua experiência nos comentários.

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
vale a pena economizar
dividir aluguel com alguém
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito