Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aprenda como escolher o nome da empresa em 5 passos

A- A+

Nem todo mundo sabe como escolher o nome da empresa. Esse item, porém, é indispensável para que o seu negócio seja lembrado pelos clientes e também para que tenha sucesso.

Pelo menos uma pequena parcela do sucesso de qualquer empresa se deve ao seu nome. Por isso, você precisa de tempo e dedicação para escolhê-lo, até mesmo porque o arrependimento pode custar caro.

Dúvidas de como escolher o nome da empresa são normais.

A escolha do nome tem influência no sucesso ou fracasso da empresa. Foto: iStock, Getty Images

Além de encontrar o nome adequado, é preciso verificar se ele está disponível na Junta Comercial da sua cidade. Caso você se arrependa (ou tenha problemas judiciais), gastará uma boa quantia para modificar sua marca no futuro.

Como escolher o nome da empresa em 5 passos

1 – Use um elemento visual

Um bom nome fantasia deve lembrar algo quando pronunciado. No caso de uma marca ou empresa, deve ser associado à imagem do seu principal produto ou serviço. Repare que os profissionais da área da beleza costumam incluir as palavras ‘salão’ e ‘cabelo’ nas marcas. Assim, sempre que um cliente enxerga o nome, imediatamente associa ao ramo.

2 – Nome curto

A explicação é simples: os nomes curtos são mais fáceis de serem lembrados. Leve em consideração que os clientes precisam memorizá-los. Muitas vezes, irão tentar achar seu telefone na internet ou em uma lista específica, e isso facilitará a busca. 

3 – Facilidade para pronunciar

Outro quesito fundamental é a facilidade na pronúncia. Ainda que você tenha uma dicção perfeita, pense em seu público-alvo. Na dúvida, faça um teste, pedindo que diversas pessoas pronunciem o nome que você criou. Se perceber que elas têm dificuldades, elimine-o.

4 – Memorização rápida

Se você quer aprender como escolher o nome da empresa, é preciso restringir suas escolhas a nomes de fácil memorização. Por isso, é interessante fazer uma relação com diversos nomes e depois ver qual deles é mais fácil de lembrar. Ainda que seja mais simples ou menos interessante, essa condição conta muitos pontos para o empresário. Em muitos casos, essa questão será decisiva para que o cliente procure a sua empresa em vez da concorrência.

5 – Imagem positiva

Por mais criativo que seja o nome, é importante que, ao ser pronunciado, remeta a algo positivo. Assim, sua empresa terá maior credibilidade e não será alvo de piadas.

O que evitar ao escolher o nome da empresa

Depois das dicas do que fazer para encontrar um nome adequado, veja também o que você deve evitar para garantir o melhor resultado no futuro:

Semelhanças com a concorrência

Tentar confundir a cabeça dos clientes já não é lá uma atitude muito positiva. Pode até funcionar por um tempo mas, caso sua empresa emplaque, você pode ser visto como um enganador por um longo tempo.

Palavras estrangeiras

A menos que a palavra já tenha sido incorporada ao português, evite. É desagradável quando as pessoas não têm certeza se estão falando corretamente. Um funcionário de sua empresa tem dificuldades para pronunciar? Mude de tática.

Ignorar a sonoridade

Muitas vezes a palavra não tem uma conotação negativa mas soa parecido com algo desagradável. Nesse caso, é melhor pensar em outro nome.

Você vai se interessar por:

E aí, curtiu as dicas e aprendeu como escolher o nome da empresa? Deixe um comentário!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria