Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aprenda como economizar nos transportes

A- A+

Com a gasolina em alta, os gastos com transportes tendem a aumentar e comprometem uma parte ainda mais significativa da renda. Não raro eles são equivalente, inclusive, ao dinheiro investido na alimentação.

Opções de transportes coletivos

A alternativa mais comum para deixar o carro de lado e economizar dinheiro é o transporte público, sejam os ônibus ou mesmo o metrô, opção nas grandes cidades do país. Ele tende a ser mais vantajoso para aqueles que costumam ir ao trabalho sozinhos.

Em muitas cidades, é possível contar com sistemas de integração, que permitem pegar mais de uma linha de ônibus por um preço reduzido ou mesmo iniciar o deslocamento com um meio de transporte público e terminar com outro. Considerando os custos de combustível e estacionamento de um carro, a economia tende a compensar.

transportes

Transporte público é alternativa econômica para quem deseja deixar o carro de lado e economizar. Foto: iStock, Getty Images

Outras alternativas de transportes

Mas mesmo com a economia que o transporte coletivo pode oferece, essa é uma opção que nem sempre agrada. Afinal, a lotação e a falta de horários em períodos específicos do dia podem ser um problema. Nem por isso você precisa tirar o carro da garagem todos os dias.

Uma alternativa é baixar aplicativos desenvolvidos para promover a prática de carona solidária, como é o caso do BeepMe e do Carona Direta. Embora o funcionamento tenha variações de um modelo para o outro, a ideia básica é reunir motoristas que estejam dispostos a oferecer transporte por um preço justo. Como as despesas são divididas, o valor a ser pago diminui.

Ao mesmo tempo, o objetivo também é diminuir o número de veículos com poucos passageiros e, como consequência, as horas gastas em congestionamentos. No caso do Carona Direta, por exemplo, você pode se cadastrar como motorista ou pedestre.

Se você é motorista, recebe na tela a lista de caronas solicitadas no seu roteiro. Já os pedestres recebem uma mensagem indicando que um motorista está próximo e aceitou oferecer carona. Mas como a iniciativa ainda é pouco adotada, em cidades menores pode não funcionar de maneira eficiente. Nesse caso, a dica é criar sistemas coletivos de carona entre os seus vizinhos e amigos.

Para quem deseja ainda se movimentar cuidar da saúde, outra opção cada vez mais comum é se locomover de bicicleta. Embora a maioria dos trechos urbanos ainda não disponham de ciclovias, o número de faixas específicas para ciclistas está em crescimento, assim como iniciativas que permitem o aluguel desse meio de transporte.

Através delas, é possível retirar a bicicleta em uma estação e devolver em outra. Como o sistema é de aluguel, você não precisa levá-la para casa e ainda economiza espaço.

Proteção urbana

Quer proteger o que carrega em sua bolsa, mochila ou pasta enquanto se locomove pela cidade? Você pode recorrer ao Vivo Bolsa Protegida e, por no máximo R$ 15 mensais, garantir que, em caso de roubo ou furto, receba uma indenização de até R$ 1 mil para ressarcir o que foi perdido.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila e carteira

Gostou das dicas para economizar com transportes? Compartilhe!

É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
como lidar com a avareza
estrada elétrica
bicicleta aro 26
abrir uma empresa de contabilidade
Queda do consumo das famílias brasileiras