Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aprenda como economizar na festa de noivado e poupe para casar

A- A+

O chamado “grande dia” demanda uma lista de tarefas gigante – e muitas delas implicando em gastos. Por isso, saber como economizar na festa de noivado é um passo para importante para poupar o dinheiro necessário para o casamento.

O principal segredo é ter em mente que a festa de noivado não requer tanto glamour quanto o dia do casamento. Além disso, a lista de convidados é menor. Pela tradição, devem ser convidados apenas os parentes e amigos muito próximos.

prendendo como economizar na festa de noivado

Noivado costuma render um evento simples e restrito a poucos convidados. Foto: iStock, Getty Images

Como economizar na festa de noivado em 6 passos

Para aprender como economizar na festa de noivado, siga os seis passos a seguir. Você conseguirá promover um momento especial sem se descuidar das finanças.

1. Defina um orçamento

Organização é tudo. Você precisa saber quanto tem em caixa para definir o número de convidados e todos os detalhes da festa.

2. Faça uma lista de convidados

Embora muita coisa tenha mudado nas tradições, o noivado permanece mais restrito a familiares e amigos muito próximas. É uma espécie de cerimônia íntima para afirmar a união perante as pessoas mais importantes na vida do casal. Com o orçamento definido, você saberá quantas pessoas pode convidar.

3. Escolha um local

Tradicionalmente, a casa de um dos noivos é o cenário ideal para o noivado. Mas se não houver espaço suficiente, deve-se cogitar alugar um espaço ou mesmo pedir emprestado – seja a casa ou um salão de festas – de um parente próximo ou das madrinhas. Nesse caso, a economia será maior.

4. Defina o menu

A comida que será servida é uma decisão muito particular e depende bastante do horário da festa. Se for um almoço ou jantar, por exemplo, requer pratos mais elaborados, que confiram sensação de saciedade. Nos horários intermediários – manhã ou tarde – todo tipo de petisco cai bem. Esta, aliás, também é a opção mais barata.

Uma dica de economia é servir as chamadas finger food, que são salgados ou doces pequenos. Além de mais baratas, é possível economizar com garçom. Basta organizar as comidas na mesa e optar pelo sistema self-service.

5. Lembrancinhas

Este agrado tão desejado nas festas de noivado consome parte do orçamento. Por isso, é melhor optar por algo bem prático. Caso utilize algum item personalizado – como caneca, copos ou outros acessórios – ele já pode ficar como lembrança.

Se for servir os bem-casados – que até então eram tradição do casamento, mas que já invadiram as festas de noivado – também podem ficar como lembrança. Até mesmo um cupcake pode servir para cumprir esse papel.

6. Faça você mesmo

Lembre-se que o objetivo é poupar para o casamento. Se você vai seguir todas as tradições, ainda irá fazer um chá de panela, que também demandará algum dinheiro. Por isso, é interessante você (e suas madrinhas, se for o caso) fazer todos os itens que puder.

Os doces, por exemplo, são fáceis e rápidos, e podem ser feitos até cinco dias antes do consumo. Se quiser encomendar um cento de docinhos personalizados para enfeitar a mesa, faça os mais simples, como brigadeiros e beijinhos. A decoração também pode ser feita por você. Em muitos casos, o noivo pode ajudar.

Você vai se interessar por:

Conheça o Vivo Zuum

Se você quer pagar as contas de uma forma prática e dentro do seu limite financeiro, o Vivo Zuum é uma excelente opção. Trata-se de uma conta corrente inteiramente gerenciável por celular, que permite o pagamento de boletos, transferências e recargas de celular. Se preferir adquirir o Cartão Vivo Zuum, você ainda pode fazer saques e compras no débito.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Aprendeu como economizar na festa de noivado? Compartilhe as dicas!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria