Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aprenda como economizar dinheiro na adolescência em 5 dicas

A- A+

Desde a infância, é preciso desenvolver uma relação saudável com o dinheiro, o que implica em saber planejar, gastar, estabelecer prioridades e aprender a poupar. Conforme os anos passam, essa necessidade só aumenta. Por isso, é tão importante saber como economizar dinheiro na adolescência e no que vem em seguida, como o primeiro emprego e a administração do próprio salário.

Mesmo ganhando pouco, o que geralmente acontece ao arrumar um estágio ou até mesmo receber mesada dos pais durante a adolescência, é possível começar a poupar, traçando e alcançando seus objetivos, mesmo que sejam pequenos no momento e que isso ocorra em velocidade mais lenta que o desejado.

Como economizar dinheiro na adolescência

Aprender a poupar desde a adolescência traz benefícios para a vida adulta. Foto: iStock, Getty Images

Como economizar dinheiro na adolescência

Veja em cinco dicas práticas como economizar dinheiro na adolescência. Monte sua estratégia para poupar e a siga com disciplina e inteligência.

1. Conhecer o limite financeiro

O primeiro passo para economizar dinheiro na adolescência é entender que o orçamento é limitado. Seja para quem já trabalha ou para quem recebe mesada, existe uma renda mensal de ganhos, assim como despesas fixas da família, no caso dos pais. É necessário estabelecer prioridades, escolhendo o que vai comprar e sabendo que sempre há um limite nos gastos.

2. Diferenciar as despesas

Outra dica importante é aprender a diferenciar o que é essencial do que é supérfluo e desnecessário. Isso pode ser ainda mais difícil para os adolescentes, quando ter o mais recente modelo de celular ou uma roupa da moda parece ser realmente necessário. É preciso trabalhar isso e, com o próprio dinheiro, fica mais fácil estabelecer prioridades.

3. Optar por programas mais baratos

Nos gastos com lazer também é preciso saber economizar, até porque, na adolescência, são muitos compromissos e passeios com os amigos. Mas há uma série de programas nos quais não se gasta quase nada, como ir à parques ou até mesmo fazer jantares e assistir filmes em casa, em vez de ir a lanchonetes e ao cinema com frequência.

4. Traçar metas

Saber economizar dinheiro na adolescência aproxima você da possibilidade de realizar sonhos. Seja para comprar uma roupa da moda, um jogo de videogame, ir a um show ou até mesmo trocar de celular, é importante determinar uma quantia para poupar todo o mês e projetar em quanto tempo poderá comprar o item desejado.

Isso estimula a economia e ajuda a não cair em tentação, pois quando se tem o objetivo determinado, fica mais fácil dizer não para outras coisas do dia a dia, sabendo que depois virá a recompensa esperada e que valerá muito mais a pena.

5. Controlar o orçamento

Para organizar os ganhos e gastos e ter mais controle financeiro, é indispensável fazer um bom planejamento. É recomendado elaborar uma planilha, descrevendo nela todas as despesas e a renda mensal, programando os gastos futuros de acordo com o que ganha e com a quantia que quer guardar.

Aprender como economizar dinheiro na adolescência ainda ajuda no desenvolvimento da responsabilidade e na conscientização dos jovens, fazendo com que se tornem adultos com mais controle e inteligência financeira.

Você vai se interessar por:

Aproveite descontos para economizar

Gosta da ideia de economizar ao fazer compras pagando menos? Para aproveitar as melhores promoções, conheça o Vivo Descontos. Com esse serviço, você terá direito a cupons de desconto e promoções em restaurantes e lojas das melhores marcas do Brasil. Ao se cadastrar, você recebe ofertas exclusivas com link direto para página e ainda dicas básicas de planejamento financeiro para planejar melhor seus gastos e fazer seu dinheiro render mais.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Apendeu como economizar dinheiro na adolescência? Compartilhe as dicas!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
vale a pena economizar
dividir aluguel com alguém