Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aprenda como desligar o WhatsApp para poupar dados e bateria no celular

A- A+

Que o WhatsApp é útil como aplicativo para troca de mensagens instantâneas, isso não se discute. Seja por motivos pessoais ou profissionais, o app está sempre ativo no seu smartphone. Mas se a ideia for poupar o consumo de dados no celular, ou mesmo se fazer invisível, aí vai a boa notícia: nos dois casos, tem como desligar o WhatsApp temporariamente.

Aprendendo como desligar o WhatsApp

Ao desativar o app temporariamente, você não recebe mensagens e notificações. Foto: iStock, Getty Images

Como desligar o WhatsApp

O aplicativo é muito prático, agiliza conversas e você pode responder as mensagens quando quiser. Mas nem só de vantagens o WhatsApp vive.

Há momentos, por exemplo, em que o usuário quer economizar bateria e dados da sua franquia de internet, mas o app permanece funcionando em segundo plano mesmo se não está trocando mensagens. Nesse caso, é preciso aprender como desligar o WhatsApp.

A medida não é drástica: você não ficará sem seu aplicativo, nem excluirá conversas ou perderá contatos. O que será feito é aplicar uma espécie de suspensão na sua atividade: seu telefone fica ligado, mas o WhatsApp não. Assim, ele não recebe notificações e não consome dados móveis e nem a bateria do celular. Confira como fazer:

  • Primeiro, você deve acessar as configurações do seu celular. Procure pela opção Uso de dados. Toque nela e, depois, selecione o aplicativo WhatsApp.
  • Logo abaixo, estará a opção Restrição dados 2º plano aplicativo. Você deve ativá-la.
  • Assim que acionar a opção, irá aparecer uma caixa de diálogo perguntando se tem certeza que deseja fazer isso. Então, deve clicar em Ok. Pronto, você desligou o app.

Há ainda outro caminho para desligar o WhatsApp. Confira:

  • Vá em Configurações, depois em Aplicativos e, em seguida, toque na caixa Em execução.
  • Procure pelo aplicativo do WhatsApp, toque ao encontrá-lo e, depois, clique em Parar. Dessa forma, o app não funcionará, nem mesmo em segundo plano.

E se bater o arrependimento? Para ativar o aplicativo novamente, é fácil: siga as instruções do último exemplo acima, passo a passo. Ao chegar na última etapa, em vez de Parar, você encontrará a tarefa Ativar. Toque sobre ela e o WhatsApp volta a funcionar. Em seguida, todas as mensagens enviadas a você no período irão aparecer, caso esteja conectado à internet.

Desligando recursos do WhatsApp

Já se a sua ideia é desligar o WhatsApp para não ser visto online, o caminho é um pouco diferente. Você pode desativar quatro recursos do aplicativo, à sua escolha: Confirmação de leitura de mensagem, Visto por último, Status do perfil e Foto do aplicativo.

Para isso, basta entrar no app e seguir a sequência: Menu > Configurações > Conta > Privacidade. Você pode escolher separadamente a configuração de cada recurso:

  • Todos: todos os contatos poderão ver quando você visualizou por último o WhatsApp e ter acesso ao seu status e foto do perfil.
  • Meus contatos: somente seus contatos terão acesso às suas informações.
  • Ninguém: suas informações não estarão disponíveis nem mesmo para os seus contatos.

Não esqueça que, se você desativar a confirmação de leitura de mensagem, também não poderá visualizar a informação dos outros usuários.

Você vai se interessar por:

Outros ajustes para economizar bateria

Se você quis descobrir como desligar o WhatsApp porque o aplicativo está consumindo muita bateria, talvez nem seja preciso recorrer a essa medida. Pequenos ajustes no seu aparelho garantem a manutenção da carga por um maior período.

Você pode começar desativando o que não está usando. Recursos como GPS, wi-fi e bluetooth não precisam estar sempre ligados. Você pode desativá-los na sua barra de notificações ou acessando Configurações do telefone.

Outra maneira de economizar bateria é fechando os aplicativos que estão funcionando em segundo plano. Em aparelhos que utilizam o sistema Android, é possível acessar atividades recentes através do botão virtual, geralmente na parte inferior do display.

Também é importante ficar atento aos aplicativos que mais consomem energia. Essa informação você pode obter ao acessar novamente o menu Configurações, seguida por Bateria. Nessa aba, é possível encontrar os vilões do consumo no seu smartphone e também conferir a carga restante.

Diminuir a intensidade do brilho da tela também é uma das alternativas para quem deseja economizar a bateria do smartphone. Você pode acessar essa opção facilmente, através da barra de notificações.

 

Gostou de aprender como desligar o WhatsApp? Compartilhe as dicas!

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet
como conseguir desconto em faculdade particular