Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aprenda como conseguir doações para seu projeto social

A- A+

As boas intenções não sobrevivem sem recursos financeiros. É por isso que, se você não puder contar com contribuições de terceiros, dificilmente seu projeto social irá atingir o número de pessoas desejado. Nessa hora, saber como conseguir doações, captando a atenção de potenciais doadores, pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Neste artigo, você vai conhecer algumas dicas simples que facilitam a tarefa de arrecadar recursos. Prepare o bloco de anotações e boa leitura!

Como conseguir doações

Sem dedicação e planejamento, é impossível arrecadar doações. Foto: Shutterstock

5 dicas para conseguir doações

Selecionamos 5 dicas para você melhorar a captação de doações para o seu projeto. Confira:

  1. Formalize seu pedido

É importante que você mostre às pessoas e às empresas que fala em nome de um projeto sério, que tem bases sólidas e realmente possui um propósito para existir. Sem comprovar isso, ninguém vai acreditar na sua ideia.

  1. Mostre as vantagens

O que o doador tem a ganhar com a doação? Pode ser um agradecimento público, um espaço nas publicações do projeto ou o nome de um setor em homenagem ao doador, por exemplo.

  1. Dê o exemplo

Se você estiver solicitando doações para uma instituição da qual não faz parte, seja o primeiro a doar. Ao mostrar que você acredita no projeto, as pessoas ficam mais inclinadas a seguir seu exemplo.

  1. Procure empresas com atuações sociais

Grandes empresas fortemente ligadas à comunidade na qual estão inseridas tendem a contribuir para melhorar as condições sociais. Mostre o potencial do seu projeto para os gerentes em uma reunião e seja persuasivo para conquistar seu apoio.

  1. Comece pelos mais próximos

Pode parecer óbvio, mas recorrer às pessoas mais próximas – parentes, amigos e vizinhos – é a melhor forma de começar. Assim, você ganha confiança para abordar desconhecidos, e já tem um montante para demonstrar a força da ideia.

Como conseguir doações de brinquedos

Umas das melhores formas de garantir a satisfação dos pequenos é por meio de brinquedos. Crianças carentes muitas vezes não têm com o que brincar, e precisam improvisar para se divertirem. Assim, se você tem um projeto social que envolve meninos e meninas, a doação de brinquedos pode ser a solução para ocupar seu tempo livre.

A melhor maneira de conseguir doações de brinquedos é firmar uma parceria com grandes eventos culturais. Dessa forma, é possível associar a doação de brinquedos ao ingresso, o que estimula o público a doar. Analise parcerias com teatros, centros de eventos, clubes de futebol e produtoras de shows.

Como conseguir doações de alimentos

As doações de alimentos dividem-se em dois tipos: há doações de alimentos não perecíveis, cujo prazo de validade é longo, e doações de alimentos que foram preparados e não consumidos.

Uma alternativa para receber doações de alimentos é cadastrar a sua instituição em bancos de alimentos, instituições que realizam a distribuição em parcerias com a iniciativa privada. Um exemplo é a ONG Banco de Alimentos, que tem atuação em São Paulo e na Grande São Paulo.

Outra opção é promover eventos para atrair a comunidade na qual sua instituição está inserida e colocar a doação de alimentos como uma das condições para participar das atividades. Organize, por exemplo, uma festa junina, e cobre o ingresso por meio de quilos de alimentos não perecíveis.

Você vai se interessar por:

Doações pela Internet são alternativa: mais 5 dicas

Além dos meios tradicionais, é possível obter doações em dinheiro por meio de campanhas na Internet. Algumas ferramentas online facilitam o processo. Listamos, a seguir, algumas das alternativas mais comuns:

1) Crie um site ou blog e adicione um botão de Paypal, que permite receber e enviar dinheiro de forma rápida e simples. Esse serviço é amplamente utilizado por quem faz transações pela Internet, e basta cadastrar o cartão de crédito em uma conta do PayPal para ter acesso ao sistema.

2) Tente o Network For Good, um site criado para ajudá-lo em todos os aspectos de captação e coleta de doações. Você ainda receberá um boletim informativo sobre as tendências de angariação de fundos.

3) Use o Amazon Honor System para receber os pagamentos feitos a sua instituição de caridade. A melhor maneira de fazer isso é colocar um botão do Amazon no seu site para simplificar a captação.

4) Cadastre-se gratuitamente no EventBright e utilize seus serviços para recolher donativos. O site oferece esses recursos de uma maneira simples, tanto para quem doa como para quem recebe..

5) Crie uma campanha em sites de financiamento coletivo, como o Vakinha, o Kickstarter e o Catarse. É possível estipular um valor para arrecadação e o período em que serão aceitas doações. Ao promover campanhas em sites de crowdfunding, você centraliza os esforços e aumenta a visibilidade.

E aí, gostou da matéria? Então ajude a divulgar o artigo compartilhando o link com seus seguidores nas redes sociais. Se você tem alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto, deixe um comentário abaixo e contribua com a troca de ideias.

Projeto para recarregar bateria
Homem sem tempo
Aprendendo como começar um negócio de bombons
Ideia de como montar um negócio de salgados
Aprendendo como começar um negócio de tortas
Aprendendo como economizar no jantar de casamento