Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aprenda como calcular salgadinhos para festa

A- A+

Pode ser o aniversário do filho, quem sabe a sua formatura ou apenas uma ocasião especial que mereça comes e bebes. Não importa qual seja o evento, é sempre válido aprender como calcular salgadinhos para festa. Com algumas dicas práticas, fica mais fácil de acertar na quantidade oferecida aos convidados.

Como calcular salgadinhos para festa

Quantidade de salgados na festa depende do prato principal programado no evento. Foto: iStock, Getty Images

Como calcular salgadinhos para festa

Canapés costumam ser servidos em coquetéis ou antes da refeição principal. Já em aniversários com cachorro-quente e torta fria, eles ganham destaque, pois não há um prato principal a ser oferecido. Definir a sua função no evento é importante para você estimar uma quantidade de salgadinhos.

Não pode sobrar para evitar o desperdício, mas também não dá para correr o risco de faltar comida na comemoração. Uma das regras básicas para fazer a conta é primeiro escolher o prato principal. E isso vale para casamentos, aniversários, batizados, despedida de solteiro, entre outros eventos. Veja alguns números:

  • Sendo almoço ou jantar com carne e acompanhamentos, estime o consumo de no mínimo cinco e no máximo oito salgadinhos por pessoa.
  • No caso de você optar por apenas um prato quente, como massa ou escondidinho de carne/mandioca, presuma que as pessoas irão degustar um número maior de salgadinhos. Então, some 12 unidades por adulto.
  • Se houver apenas um coquetel no evento, a conta aumenta: calcule de 15 a 18 salgadinhos por pessoa.

Agora, vamos a outro exemplo. Vai haver um evento empresarial para 80 pessoas, mas você não tem detalhes sobre a lista de convidados.

Nesse caso, a sugestão é encomendar 960 salgados, de oito tipos diferentes, como empadas, folheados, barquetes, rissoles, croquetes, entre tantos outros. É claro que você pode variar nas preferências de recheios e modos de fazer.

Existem salgadinhos veganos, vegetarianos, sem lactose e por aí vai. Sabendo como calcular salgadinhos para festa, não tem risco de errar feio e nem de deixar algum convidado sem ter algo que ele goste de comer.

Para as festas infantis ou para alguma celebração familiar, onde há muitas crianças, aposte em pequenas porções de pizza, batata frita, empanados de frango, pasteizinhos, hambúrgueres e pão de queijo. Dessa maneira, você retira os pimpolhos do cálculo dos salgadinhos para adultos.

A estimativa mais conhecida para eventos com 50 pessoas dá conta de que são necessários 600 salgados. Reduzindo o número de convidados para 20 pessoas, adquira 240 salgados. Não exagere na variedade porque as pessoas acabam provando tudo e acabam comendo quase nada.

Que tal um finger foods?

Existe ainda outra alternativa que vale a pena ser orçada. As chamadas finger foods (ou comidinhas servidas em recipientes pequenos para serem degustadas à mão, em pé ou sentado) alteram o número de salgadinhos no seu cálculo.

Aprender como calcular salgadinhos para festa com ilhas temáticas e finger foods é muito prático. Basta aumentar a quantidade de unidades oferecidas. A recomendação é garantir 18 para cada convidado.

Convém somar os valores para verificar se essa opção não acaba combinando mais com o seu orçamento. Com ilhas, certamente o custo com mesas, cadeiras e garçom fica reduzido. Afinal, não adianta comemorar algo e se endividar ao mesmo tempo.

Você vai se interessar por:

Economize sempre

Se o dinheiro é uma preocupação e a economia uma necessidade, você pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Aprendeu como calcular salgadinhos para festa? Compartilhe as dicas!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria