Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Dificuldades financeiras são chance para aprender com os próprios erros

A- A+

Você provavelmente já deve ter ouvido alguma vez que “tudo tem um lado bom na vida”. Pode ser difícil de acreditar, especialmente quando se está com dificuldades financeiras, mas até nesses cenários é possível tirar algo de positivo.

Se você está diante dessa situação, é importante compreender que as lições de agora têm como objetivo não repetir os mesmos erros no futuro.

Uma lição que pode ser tirada com as dificuldades financeiras é dar mais valor ao seu dinheiro.

É importante aprender a economizar para quitar suas dívidas e sair do vermelho. Foto: iStock, Getty Images

Veja 3 lições das dificuldades financeiras

Confira a seguir ensinamentos que podem ser utilizados no futuro, em novas situações de adversidade econômica.

Aproveitar os momentos simples da vida

Segundo pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em julho deste ano, sete em cada dez entrevistados (69,0%) preferem um estilo de vida com mais tempo para a família, mesmo que isso reulte em condições financeiras piores.

Esse estudo vai ao encontro do que defende o coach financeiro Rodrigo Marroni. Para ele, ao se passar por dificuldades financeiras, você aprenderá a viver apenas com o suficiente, ou seja, dando valor aos momentos simples da vida.

“Um casal pode abrir mão de sair todo final de semana para festas ou restaurantes caros e substituir isso por um jantar romântico”, exemplifica.

Dar valor ao dinheiro

Outra lição que pode ser tirada com as dificuldades financeiras é dar mais valor ao seu dinheiro. Para Marroni, aumentar o conhecimento sobre o dinheiro faz com que você invista da maneira correta os seus rendimentos.

Valorizar o que ganha também significa abrir mão de adquirir itens supérfluos e evitar realizar compras por impulso. De acordo com estudo do SPC, mais da metade dos consumidores (53%) das capitais admite ter realizado pelo menos uma compra por impulso nos últimos três meses.

Entre os principais motivos estão as promoções, com 51%. “A crise é também uma oportunidade das pessoas aprenderem a consertar e reparar equipamentos ao invés de logo colocar fora e sair comprando novo”, explica Marroni.

Economizar para eventuais momentos de crise

Por ter passado por problemas financeiros, você sabe o quanto é importante economizar para quitar suas dívidas e sair do vermelho. Assim, já sabe quais os passos deve seguir para que esse problema não volte a ocorrer. Segundo o coach financeiro, esses momentos de “aperto” são passageiros, mas o conhecimento adquirido não.

Ou seja, se você e sua família conseguiram superar o período de crise, nos momentos bons vão estar mais preparados e prevenidos.

“A dificuldade financeira poderá servir como um impulso para que uma pessoa saiba crescer de forma consciente e ainda e equilibrada, não esquecendo das suas origens e de que pode viver com muito menos do que possui, caso um dia precise”, resume Morroni.

Você vai se interessar por:

Veja como controlar as finanças se você tem filhos adolescentes

Dia do Filósofo: saiba como eles contribuíram com as finanças

Educação familiar: descubra por que conversar sobre finanças

Monitore seu CPF

Se você passa por dificuldades financeiras, sabe quanto o CPF é importante. Pensando nisso, a Vivo, em parceria com a Serasa Experian, lançou um serviço que envia um SMS sempre que uma empresa ou instituição faz consultas ao seu nome ou documento.

É o Vivo Alerta CPF, que também envia dicas para se prevenir contra fraudes e oferece um relatório online completo, com a situação do CPF, pendências financeiras, novas dívidas, débitos quitados e nome das empresas que consultaram seu documento na base de dados da Serasa Experian.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Que tal a ideia de aprender com as dificuldades financeiras? Deixe seu comentário.

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças