Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aprenda a reconhecer os verdadeiros produtos com descontos

A- A+

Promoção, liquidação, oferta imperdível. Não importa qual seja a nomenclatura estampada na loja, a oportunidade de comprar o que deseja por um preço menor que o normalmente praticado é uma tentação e tanto. Mas será que produtos com descontos sempre valem a pena?

Com um pouco de racionalidade – e menos de impulsividade – você percebe que, aquilo que parecia tão vantajoso, pode esconder uma cilada. O número de itens no pacote ou uma tarifa não aparente podem comprometer o abatimento, gerando uma nova dívida. Saiba como aproveitar os descontos sem perder dinheiro.

Mulher procurando produtos com descontos

Condições de compra do produto em oferta devem ser as mesmas dos demais artigos. Foto: Shutterstock

Produtos com descontos: nem sempre tão bons

É preciso ter cuidado antes de embarcar no primeiro desconto que aparecer na sua frente. Veja quatro situações em que uma aparente vantagem se transforma em uma dívida – e problemas.

Parcelamento

Ao comprar mais itens e parcelar, pode ser que os juros das prestações levem pelo ralo todo o percentual do desconto concedida. Em outras vezes, a loja pode oferecer uma promoção que só vale utilizando o próprio cartão, mas cobra uma tarifa pela utilização do instrumento. Ou seja, nem sempre o desconto vai realmente chegar ao seu bolso.

Benefícios em pontos

A fidelidade também só vale a pena em alguns casos. Programas de pontos podem compensar um bom desconto ao possibilitar trocas por outros produtos, mas tudo depende do percentual oferecido na outra rede. Você precisa comparar e não confiar cegamente na primeira oferta.

Ocasiões especiais

Fique atento também às promoções após datas comemorativas e queimas de estoque. São prometidos preços baixos, mas nem sempre eles são diferentes dos normais ou da concorrência. Aí cabe a pergunta: vale a pena sair correndo para comprar? A internet está aí para comparar e monitorar preços, evitando que você se endivide à toa.

Estado do produto

Outro cuidado que você precisa ter é com as condições físicas dos produtos. Muitos deles recebem descontos por não estarem em perfeitas condições ou próximos do fim da validade. Avalie se ainda assim interessam a você. Essas condições ainda precisam estar claras e não comprometerem o produto.

Cautela e informação sempre ajudam

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lembra que, em épocas dedicadas a grandes promoções ou em datas especiais, as principais redes de varejo apostam nas promoções para garantir a renovação do estoque.

O consumidor vê aí uma boa oportunidade de obter facilidades na compra de desejos de consumo. Mas para reconhecer reais produtos com descontos, é preciso atentar às condições e direitos que garantem ao cliente toda a assistência na hora da compra – e de uma eventual troca.

A lei brasileira diz que, caso um produto adquirido possua um defeito e esse não seja resolvido pelo vendedor ou por um fabricante no prazo de 30 dias, o consumidor poderá escolher entre três opções: troca por uma mercadoria idêntica, devolução integral do dinheiro ou o abatimento proporcional do preço.

Essa é só uma das diversas garantias legais a que o consumidor precisa estar atento na hora das compras para poder reivindicar posteriormente seus direitos, caso haja algum contratempo.

Uma prática frequente entre os comerciantes é a de trocar mesmo sem que haja um defeito no produto, a qual se consolidou como hábito entre os vendedores e foi incorporada como um direito do consumidor no imaginário popular. Mas fique atento: não há obrigação da loja em aceitar isso.

Pela lei, somente compras realizadas fora de lojas físicas, como em sites ou por telefone, podem ser canceladas mesmo que o produto não apresente nenhum defeito, e somente dentro do prazo de sete dias, contados da realização da compra ou da efetiva entrega.

Você vai se interessar por:

Produtos com descontos em cupons

Quer fazer as suas compras pagando menos? Para aproveitar as melhores promoções, conheça o Vivo Descontos. Com esse serviço, você terá direito a cupons de desconto e promoções em restaurantes e lojas das melhores marcas do Brasil. Na primeira semana, não paga nada e, após o fim desse período, é cobrado R$ 2,99 por semana.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Você tem uma boa dica para encontrar produtos com descontos? Comente!

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
emprestimo urgente para negativado
como conseguir desconto na compra de livros
reembolso no cartão de credito
como entender a fatura do cartão de crédito