Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aprenda a não desperdiçar dinheiro na hora de fazer compras

A- A+

Pelo menos 53% dos brasileiros realizaram uma compra por impulso nos últimos meses. O dado consta em pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e demonstra uma dificuldade em planejar o uso do dinheiro na hora de consumir – comportamento que não faz distinção entre aqueles de baixa ou alta renda mensal.

Para José Vignoli, educador financeiro do portal Meu Bolso Feliz, o problema é o risco de endividamento, que compromete o pagamento de gastos que não podem ser deixados de lado, como o aluguel e a luz.

É possível economizar dinheiro na hora de compras.

Planejamento das compras inclui o respeito ao limite de renda do consumidor. Foto: iStock, Getty Images

Consciência ao usar o dinheiro na hora das compras

Se o problema é justamente o impulso de consumir, a saída para não gastar mais do que deveria é manter um controle das finanças e também da maneira como você se comporta na hora de fazer as compras.

Mauro Calil, especialista em investimentos do Banco Ourinvest, indica que o consumidor faça perguntas básicas, como “eu preciso?”, “eu posso?” e “eu devo?”. “Se responder não a alguma delas, reconsidere a compra. Espere um dia ou dois e talvez você nem sentirá falta do que deixou de consumir”, ensina.

Já para controlar cada gasto realizado ao longo do mês, a dica é fugir de armadilhas, como apenas memorizar os dados. Ao invés disso, recorra a aplicativos específicos ou planilhas.

Disponíveis na internet, essas ferramentas ajudam a cortar supérfluos e ter consciência dos limites que a sua renda oferece, permitindo a você ter mais controle do dinheiro na hora de comprar.

Poupe dinheiro na hora de ir ao supermercado

Se o impulso de comprar é frequente entre a população, é nos supermercados que ele aparece de maneira mais frequente, conforme aponta outro levantamento do SPC Brasil, dessa vez em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Afinal, entre uma prateleira e outra não faltam promoções, embalagens comemorativas e novos produtos para experimentar. É por isso que a dica do coach Luiz Dias, CEO da Allanis Networks, é sempre montar uma lista com os produtos que precisam ser levados para casa – e se limitar a ela.

“Depois, procure comprar nos dias de promoção de cada produto e supermercados que estão com promoções. Com isso, deve-se conseguir economizar entre 10% e 20% do gastos totais”, estima Dias. Outro cuidado é evitar ir às compras com fome, o que aumenta o desejo de consumo.

Você vai se interessar por:

Compras de supermercado: de que forma poupar mais?

Descubra quanto a pesquisa de preços no supermercado gera de economia

Você é consumista? Veja 8 dicas para largar o vício em compras

Pesquise e economize

Quer fazer um bem ainda maior ao seu bolso? Para poupar mais dinheiro na hora de comprar, é importante pesquisar, comparar e encontrar os melhores preços e condições de pagamento. Para fazer isso com facilidade, comodidade e segurança, você conta com o Vivo Compras.

Em parceria com a Opte+, a Vivo oferece mais de 850 mil produtos de lojas virtuais como Ponto Frio, Extra, Fast Shop e Casas Bahia. No portal, é possível encontrar eletrodomésticos, eletrônicos, produtos de informática, móveis, além de passagens aéreas, pacotes e hotéis, sempre com descontos diferenciados.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para suas compras

Gostou das dicas para economizar dinheiro na hora de comprar? Compartilhe!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico