Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aprenda a fazer uma compra segura pela internet

A- A+

Cuidado nunca é demais, principalmente quando o assunto é compra segura pela internet. Não é difícil encontrar consumidores que compraram um produto que não correspondeu às expectativas, que demorou mais que o prazo previsto de entrega ou que nem mesmo chegou.

Para se ter uma ideia, só no primeiro semestre de 2014 o faturamento do e-commerce foi de R$ 16,06 bilhões, segundo dados do relatório Webshoppers. No total, o crescimento nominal do setor foi de 26%.

compra-segura

Número de vendas online sobem cada vez mais. Foto: iStock, by Getty Images

O aumento no número de vendas também traz reflexos na satisfação dos compradores. Conforme levantamento da Proteste, em 2014, a Associação dos Consumidores recebeu mais de mil reclamações relacionadas a compras pela internet. O dado reforça a ideia de que, antes de clicar em comprar, é preciso considerar alguns cuidados básicos.

Compra segura na internet: 9 dicas para não errar

– Pesquise sobre a reputação da loja: antes de comprar é importante buscar dados como razão social e CNPJ para verificar a situação na Receita Federal.

– Participe de fóruns: procure por opiniões de quem já comprou na loja. Toda informação a respeito é bem vinda. Existem diversos sites que realizam esse serviço. O governo federal, por exemplo, lançou um para este fim, consumidor.gov.br, em que você comunica suas reclamações e a empresa tem até 10 dias para responder sua reivindicação.

– Busque um contato prévio: ligue para o telefone fixo da loja e procure por informações. Veja se no site consta algum endereço ou se ela tem alguma filial física. Se não encontrar, fique alerta.

– Leia a política da empresa: veja as formas de pagamento disponíveis, os prazos de entrega e a política de troca.

– Desconfie de lojas com preços muito baixo: cuidado, pode ser uma armadilha. As lojas, mesmo na web, não foram criadas para dar prejuízo. Produtos com preços muito abaixo dos praticados no mercado podem ser roubados, falsificados ou ainda ser apenas um golpe para roubar seu dinheiro e não entregar a mercadoria.

– Seja prudente na primeira compra: caso você ainda não tenha comprado na loja, opte por um produto mais barato.

– Forma de pagamento: sempre que possível, escolha pagar por boleto bancário. Colocar os dados do seu cartão de crédito em uma loja que você não conhece pode ser perigoso.

– Comprove suas compras: salve e imprima todos os recibos e e-mails. Documentar todos os passos das compras é fundamental, caso você decida entrar com uma ação em algum orgão de defesa do consumidor

– Ajude os demais consumidores: Sempre que fizer uma compra pela internet, comente no site da empresa ou em fóruns suas impressões sobre o produto que adquiriu (se o produto atendeu suas expectativas, se o prazo de entrega foi respeitado e se a loja é confiável).

compras online

Compra segura

Uma ótima opção para fazer uma compra segura é adquirir produtos em lojas estabelecidas no mercado. A Vivo oferece um serviço de comparação de preço para você pesquisar e comprar nos maiores sites de e-commerce. Com o Vivo Compras, você pode filtrar os melhores preços e produtos em diversos departamentos, como moda, eletrônico, informática, esporte, brinquedos, lazer, viagens e muito mais.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços de compras online

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple