Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Use o cartão de crédito a seu favor no controle de contas

A- A+

Se você não tem cartão de crédito por acreditar que ele não vai fazer bem ao seu bolso, é bom rever seus conceitos. Além de oferecer vantagens como o acúmulo de pontos e milhas que revertem em descontos, o chamado “dinheiro de plástico” pode ser utilizado como uma ferramenta de controle de contas pessoais. Descubra como usá-lo a favor das suas finanças.

Disciplina para manter o controle de contas

O controle de contas no cartão de crédito é para consumidores disciplinados. Conforme a educadora financeira Ana Paula Pavanatti, da Reorg Gestão Financeira, antes de mais nada, é importante saber quanto você dispõe de dinheiro para comprar no cartão sem atrapalhar seu padrão de vida. “O limite do cartão não pode ultrapassar o valor do seu recebimento mensal”, ensina.

Uma das facilidades oferecidas pelas administradoras de cartão é que, além do recibo no ato da compra, muitas emitem um aviso por e-mail ou telefone com os valores gastos. “Utilize essas ferramentas para anotar suas compras, principalmente as parceladas”, recomenda Ana Paula.

Os juros desta ferramenta são os mais altos do mercado quando o pagamento é atrasado.

Verifique se o limite do seu cartão não está acima do valor que você pode pagar. Foto: iStock, Getty Images

Veja como fazer o controle de contas

A educadora financeira Ana Paula Pavanatti dá algumas dicas para fazer um controle de contas eficiente com o cartão de crédito. Confira e siga os seis passos a seguir:

1. Use o cartão a seu favor

Verifique se a instituição trabalha com sistema de pontuação, que dá direito a benefícios. Isso não significa que você vai sair comprando tudo apenas para pontuar. Especifique, antes, um valor para uso.

2. Defina quanto vai gastar

Estipule qual o valor de compras mensal (incluindo parcelas e à vista) que você consegue pagar, considerando a fatura em seu valor total. Você pode, por exemplo, abastecer seu carro somente no cartão de crédito e estabelecer um valor de conta que pode pagar sem atrapalhar seus objetivos no mês. Assim, vai pontuando em milhas, ganhando descontos em eventos e aquisição de produtos. Mas faça sempre um planejamento e controle os números.

3. Pague a fatura na íntegra

Os juros dessa ferramenta são altos quando o pagamento é atrasado mas, principalmente, quando ele é parcelado. Então, não opte pelo pagamento mínimo.

4. Controle o limite de compras

Para fazer o controle de compras com eficiência, é importante verificar se o limite que o seu cartão oferece não está acima do valor que você pode pagar. Se estiver, ligue para a instituição e solicite a correção.

5. Economize nas taxas

Algumas despesas do cartão de crédito estão relacionadas às taxas de administração. Mas há muitas operadoras que não cobram taxas de seus clientes ou cobram valores menores.

6. Registre tudo

Acompanhe suas compras parceladas, construa uma planilha de despesas e planeje, organize e controle seus gastos. Aquilo que não vemos sai do nosso controle, por isso, tenha sempre registrado todo e qualquer valor de consumo ou aquisição.

Você vai se interessar por:

Veja como funciona um cartão de crédito pré-pago internacional

Pela aprovação de cartão de crédito, priorize estas cinco dicas

O que você precisa saber antes de pedir cartão de crédito

Compre com tranquilidade

Com os Cartões de Crédito Vivo, além do conforto para fazer suas compras, você ainda tem benefícios como comprar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo, somar pontos no programa Vivo Valoriza e ganhar bônus na recarga.

> Cartão de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas sobre controle de contas? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito