Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aprenda a editar fotos antes da impressão

A- A+

Arrumar aquela imperfeição na pele, clarear ou escurecer, enquadrar melhor: motivos não faltam para você querer editar fotos. No entanto, por desconhecimento de bons softwares de edição ou por receio de gastar dinheiro com ajuda profissional, você fica descontente com o resultado final de suas fotografias.

Nos dias de hoje, quase todo mundo tem uma câmera fotográfica, nem que seja somente no celular. Fotos digitais, diferente do que as pessoas pensam, quase sempre precisam ser editadas antes de impressas. Caso contrário, podem ocorrer alguns problemas. Cortes na fotos, bordas brancas, pouco ou muito brilho, contraste e perda de qualidade, por exemplo, são alguns deles.

Programas auxiliam na edição das fotos. Foto: iStock, by Getty Images

Programas auxiliam na edição das fotos. Foto: iStock, by Getty Images

Com essa popularização das câmeras no celular e o seu aperfeiçoamento, é possível tirar fotos com boa resolução, o que ajuda na hora de fazer a impressão. Os aplicativos para edição também aparecem cada vez melhores, com mais recursos e, o melhor, de graça. Isso sem falar nos modernos programas de edição profissional. Você sabe usá-los? Aprenda tudo que precisa saber para deixar as fotos com mais qualidade, bem enquadradas e muito mais.

Quatro dicas para editar fotos antes de imprimir

Qual software de edição usar?

Essa é uma escolha muito pessoal, que depende de diferentes variáveis. Caso você tenha dinheiro para investir em um software, o mais indicado é o Adobe Photoshop. Apesar de ser um programa usado por muitos fotógrafos profissionais, ele conta uma interface muito simples para quem está começando.

No entanto, se você optar por um editor gratuito, também existem boas opções. Sua escolha dependerá da ação que deseja realizar. O Picasa é um dos mais completos. Com ele, você organiza suas fotos em pastas e realiza pequenas edições.

Como usar o contraste?

É um dos efeitos mais utilizados na edição de fotos, usado para realçar as cores dos objetos. Para usá-lo, é recomendado pensar, previamente, o que você pretende com a foto. Com essa ferramenta, as fotos podem ficar tanto estouradas (pelo excesso de cor), quanto sóbrias (cores equilibradas. Independentemente do software usado, a ferramenta possibilita uma visualização prévia da imagem.

Como faço para ter fotos mais nítidas?

As fotos digitais são menos nítidas que as de filme, porque a profundidade das cores da primeira é muito menor que a da segunda. Para conseguir um efeito semelhante as fotografias “do modo antigo”, somente através do aumento da nitidez. A quantidade exata de clareza depende de cada modelo de câmera.

A dica para saber a proporção certa de nitidez é utilizar filtros como o de Nitidez Inteligente, por exemplo, que auxiliam nos controles de intensidade da propriedade.

O que fazer para não ter minhas fotos danificadas na hora da impressão?

Ninguém gosta quando suas fotos saem cortadas ou com bordas brancas.Para que isso não aconteça, é preciso ficar de olho no ratio (proporção). O primeiro passo é verificar no local onde você irá imprimir as dimensões de impressão que eles têm disponíveis, para adequar ao tamanho de suas fotos.

Por exemplo, se a proporção da impressora for 3:2, suas fotos tem que ser do mesmo tamanho. Caso contrário, ela será cortada se o ratio for maior, ou terá bordas brancas se ele for menor.

Compre com descontos

A Vivo oferece um serviço de cupons de desconto, o Vivo Descontos. Ele oferece redução nos preços de produtos de diversas empresas. Para ter acesso ao programa, é só fazer o cadastro no site e esperar pelo código de confirmação, enviado por SMS. Feito isso, as ofertas estarão disponíveis, de forma gratuita, durante uma semana. Após esse período, basta pagar uma taxa de R$2,99 por semana e seguir tendo acesso a todas as promoções disponíveis no site.

Já imaginou imprimir suas fotos digitais de graça, e sem sair de casa? Com apenas um cupom, assinante do Vivo Compras tem direito a impressão de 40 fotos no tamanho 10cm x15cm. Para participar, entre no site, cadastre-se e envie suas fotos

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Gostou das dicas para editar fotos? Compartilhe!

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet
como conseguir desconto em faculdade particular