Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como consultar o saldo do PIS

A- A+

A partir do próximo dia 14 de julho até outubro, os trabalhadores inscritos no PIS (Programa de Integração Social) começam a receber o abono salarial referente ao período de 2014. Antes de correr para sacar o benefício, é indicado que o trabalhador verifique o calendário de pagamento e consulte o saldo do PIS para saber se ele tem mesmo direito ao abono.

São beneficiados com o abono salarial os trabalhadores cadastrados no PIS há, no mínimo, 5 anos e aqueles que tiveram seus dados inseridos na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) referente ao ano-base.

É preciso ainda que o trabalhador tenha trabalhado com carteira assinada pelo menos um mês durante o ano-base com salário menor ou igual a dois salários mínimos. O abono salarial equivale a um salário mínimo.

seudinheiro-saldo-do-pis

Pode ser consultado nas agências da Caixa mediante apresentação do número de cadastro. Foto: iStock, by Getty Images

Onde consultar o saldo do PIS

O saldo do PIS pode ser consultado pela internet, no site da Caixa Econômica, ou nas agências da instituição bancária. Para ter acesso ao extrato do PIS e fazer consultas online, o trabalhador precisa ter em mãos o número de inscrição no programa (NIT ou PIS).

O número do NIT/PIS pode ser encontrado no Cartão do Cidadão. Para ter acesso à consulta do saldo do PIS, o trabalhador precisa cadastrar ainda uma senha de usuário para poder usar o sistema.

Você vai se interessar por:
Abono salarial: o que acontece quando o benefício não é sacado
O que é e para que serve o cartão cidadão?

Quem possui Cartão do Cidadão também pode efetuar a consulta do saldo do PIS em qualquer caixa eletrônico da Caixa ou nas lotéricas. Basta ter o cartão a mãos com a senha cadastrada.

Caso o trabalhador não tenho Cartão do Cidadão, o saldo do PIS pode ser consultado nas agências da Caixa mediante apresentação do número de cadastro do programa e de documento de identificação com foto.

A consulta do número do NIT/PIS pode ser feita por meio do Cadastro Nacional de Informações Sociais. É preciso que o usuário entre na seção Inscrição/Filiado e informe os dados necessários para obter o número de cadastro no programa.

Saldo do PIS: confira calendário do abono salarial

O pagamento do abono salarial decorrente da participação do PIS ou PASEP, no caso de funcionário públicos, segue um calendário disponibilizado anualmente.

Em relação ao período de 2014, os pagamentos começam a ser disponibilizados a partir de 14 de julho até 27 de outubro, de acordo com o mês de nascimento do trabalhador.

Calendário PIS 2015

Nascimento em Julho – Recebimento a partir de 14/07

Agosto – 21/07

Setembro – 28/07

Outubro –13/08

Novembro – 20/08

Dezembro – 27/08

Janeiro – 15/09

Fevereiro – 22/09

Março – 29/09

Abril – 13/10

Maio – 20/10

Junho – 27/10

Vale lembrar que o abono salarial fica disponível para saque até 30 de junho de 2016.

Como receber abono salarial

O trabalhador que possui conta corrente ou poupança na Caixa pode recebê-lo por meio de crédito em conta. Outras possibilidades são: crédito na folha de pagamento; saque nos caixas eletrônicos e nos Correspondentes Caixa Aqui, por meio do uso do Cartão do Cidadão; ou saque nas agências da Caixa, apresentando o número do PIS e um documento de identificação (RG, Carteira de Habilitação, Carteira de Trabalho, Identidade Militar etc).

Gostou das dicas de saldo do PIS? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

quando vale a pena comprar título de capitalização
como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho