Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aprenda a comprar bem na queima de estoque e evite arrependimentos

A- A+

No verão, as liquidações no estilo queima de estoque pipocam de norte a sul do país. Mas fazer uma boa compra nesses saldões nem sempre é tão fácil. É preciso tomar muito cuidado para adquirir apenas o que realmente interessa e evitar gastos desnecessários.

Como são muitas as promoções e as propagandas bastante apelativas, fica fácil se confundir e até mesmo levar para casa um produto pelo preço normal. Afinal, todos querem comprar logo pois as promoções são sempre “para ontem”.

Queima de estoque

Liquidações nem sempre oferecem os descontos prometidos. Foto: iStock, Getty Images

6 dicas para comprar bem na queima de estoque

Veja os conselhos de especialistas para que você invista seu dinheiro com consciência, evitando arrependimentos depois.

1 – Roupas

Antes de aproveitar todos os descontos ofertados pelo comércio, faça uma revisão geral no seu guarda-roupas e verifique o que realmente está precisando. Aproveite para comprar peças curinga, que serão muita utilizadas, e também aquelas mais caras, como um vestido de festa. Ah, e nem pense em comprar uma numeração menor porque pretende emagrecer.

2 – Faça as contas

Se você tem dificuldades com o autocontrole, antes de passar em frente às vitrines faça suas contas mensais, levando em consideração itens que ainda não foram pagos como IPTU, IPVA, rematrículas, material escolar dos filhos e outros “extras” que sempre aparecem nessa época do ano.

3 – Pesquise preços

Quase todas as lojas fazem liquidações no início do ano. Antes de comprar um produto, pesquise os preços – seja ao vivo ou na internet – para aproveitar a melhor promoção. Não há nada pior que comprar e encontrar o mesmo produto com preço menor na próxima vitrine.

4 – Controle os impulsos

Um cartaz escrito “liquidação” pode gerar reações emocionais. Embora seja uma época propícia para comprar itens mais baratos, algumas lojas não aplicam os descontos prometidos. Certifique-se de que realmente o preço baixou e que vale a pena. Além disso, compre se realmente precisar, e não somente porque está barato.

5 – Guarde os panfletos

A maioria das pessoas acaba jogando fora todos os panfletos promocionais. Mas o ideal é guardá-los caso você pretenda comprar. Por lei, tudo o que for anunciado deve ser cumprido – tanto em termos de preço quanto as condições de pagamento. Caso o estabelecimento entre em contradição, essa é uma prova que você tem para recorrer aos órgãos de defesa do consumidor.

6 – Política de trocas

Via de regra, os produtos vendidos em promoção não têm direito a troca. Portanto, pense bem antes de comprar. Por outro lado, no caso de haver defeitos, você pode exigir uma resposta do estabelecimento. Em caso de conserto, o retorno deve ser em até 30 dias, mas o consumidor ainda pode optar pela troca imediata do produto, pela devolução do dinheiro com correção ou por um desconto sobre o valor pago.

Já no caso das compras virtuais, tudo muda. O prazo para arrependimento é de sete dias úteis, havendo ou não defeito de fabricação. A única opção viável é devolver o produto e solicitar o dinheiro de volta dentro do prazo.

Você vai se interessar por:

Promoção não cumulativa: entenda o que é e descubra oportunidades
Promoção: cuidado para não comprar por impulso
Como saber se a promoção é para valer

Produtos com desconto em cupons

Para aproveitar as melhores promoções, conheça o Vivo Descontos. Com esse serviço, você terá direito a cupons de desconto e promoções em restaurantes e lojas das melhores marcas do Brasil. Na primeira semana, não paga nada e, após o fim desse período, é cobrado R$ 2,99 por semana.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
seudinheiro-Compras-de-supermercado
como conseguir desconto na compra de livros