Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

App permite planejamento financeiro pessoal no celular

A- A+

Precisa de ajuda para fazer e controlar seu planejamento financeiro pessoal? O Planejei, um aplicativo criado por uma startup com o mesmo nome, pode fazer isso por você. Ao interligar e cruzar informações sobre o seu orçamento, até mesmo um robô entra em cena para analisar as melhores soluções para o seu dinheiro. Já pensou em como isso pode ser prático?

Detalhes financeiros na palma da mão

Ter todas as suas informações financeiras à mão, de receitas a despesas, tudo organizado da forma que você definir e ainda com o bônus de saber o quanto ainda pode gastar e o que deve poupar no mês. Esse parece o cenário ideal?

Não por acaso, essa é uma das primeiras e mais importantes regras indicadas por especialistas para a construção de um planejamento financeiro pessoal eficiente – e é também o ponto forte do Planejei.

App de planejamento financeiro pessoal

Aplicativo sincroniza as contas bancárias e separa os seus gastos por categorias. Foto: Divulgação

O aplicativo, criado pela startup Planejei, foi escolhido como melhor projeto do Programa Startup RS, do Sebrae do Rio Grande do Sul, e virou uma realidade através de um prêmio oferecido pela Oxigênio, uma aceleradora de pequenas empresas como essa.

Disponível no momento apenas para dispositivos com sistema operacional iOS, o app pode mudar sua forma de se relacionar com o dinheiro.

Como funciona o app

App de planejamento financeiro pessoalAs soluções do app são eficazes se as informações que você inserir nele forem reais. Para construir seu planejamento financeiro pessoal, o aplicativo precisa saber quanto, exatamente, você tem de recursos.

Por isso, é importante conectar todas as suas contas bancárias no aplicativo. Os dados são obtidos por criptografia, portanto, o Planejei não faz nenhuma transação na sua conta, apenas acessa o extrato bancário e seu saldo.

Mas não se esqueça que, para planejar, é preciso ter objetivos. E esse é o passo seguinte do aplicativo. Você precisa definir quais são seus sonhos, metas e estabelecer prazos para que eles sejam realizados. Cada vez que você chega um passo mais perto de realizá-los, o aplicativo lhe avisa. E o contrário também acontece: todo gasto que lhe distancia do seu foco é notificado.

Começa, então, uma espécie de jogo de motivação e recompensa. O sistema é capaz de categorizar as suas despesas e receitas, dividindo entre lazer, alimentação, saúde e tantas outras opções. Ao final, você consegue perceber em que gasta mais, no que pode reduzir os custos e recebe incentivos para evitar o que é supérfluo.

Se, ao longo do processo, você e o aplicativo perceberem que o objetivo não está ficando mais próximo, pode contar com a ajuda do Marvin. Ele é um robô e um conselheiro do seu planejamento financeiro pessoal. É ele quem identifica o seu contexto, calcula e projeta a sua realidade econômica e traça as melhores estratégias para chegar mais rápido à meta proposta.

Pilares do planejamento financeiro pessoal

Além de conhecer as suas despesas e receitas, e definir objetivos em curto, médio e longo prazos, o planejamento financeiro pessoal também se sustenta em outros dois pilares. Segundo a metodologia da DSOP, especializada em educação financeira, é preciso orçar os custos dos seus sonhos, para saber quanto cortar de gastos, e só depois começar a economizar, efetivamente, guardando e investindo seus recursos.

Você vai se interessar por:

Tarifa bancária pode virar bônus

Quer mais uma boa dica financeira? Transforme as tarifas em benefícios. Os valores mensais que você paga ao banco ou às operadoras de cartão de crédito podem ser convertidos em bônus de ligações. Com o Conta Bônus, em até 10 dias úteis após o débito da tarifa, o valor é revertido integralmente para você.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Gosta de dicas financeiras? Cadastre-se e receba a nossa newsletter.

Pokémon Go
vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
vale a pena economizar
dividir aluguel com alguém
vale a pena comprar no crediario