Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

App do Google possibilita pagamento digital em lojas físicas

A- A+

Já pensou em pagar suas contas sem precisar tirar a carteira do bolso? Com o Hands Free, novo app do Google, isso é possível. E não é preciso nem utilizar o smartphone para fazer o pagamento digital: basta informar na hora da compra que quer utilizar o serviço.

Ainda em fase de testes, o aplicativo permite que os usuários paguem suas compras em lojas físicas de forma automática, sem senhas e sem precisar tirar o celular do bolso, como ocorre em outros serviços de pagamento digital, como Apple Pay, Android Pay e Samsung Pay.

Comércio aceita pagamento digital

Com o app, não é preciso lidar com dinheiro e nem pegar o smartphone para pagar. Foto: iStock, Getty Images

Novidade no pagamento digital

Com versões para Android e iOS, o Hands Free (Mãos Livres, em português) é um complemento do Android Pay, o sistema de pagamentos via celular do Google, com o diferencial de que o usuário não precisa mais encostar o celular na maquininha de cartão – basta informar que o aplicativo será utilizado.

Mas para conseguir receber o pagamento digital, o estabelecimento precisa ter um dispositivo com o Hands Free, através do qual o atendente coloca as iniciais do nome do cliente e a sua foto cadastrada no app aparece na tela.

Ao comparar a imagem e confirmar a identidade do usuário, com base também em informações de wi-fi, serviços de localização e Bluetooth enviadas pelo smartphone do cliente, o débito do cartão bancário cadastrado é realizado. Na hora, o usuário recebe as informações da compra na tela do seu celular.

O Google garante que o método é seguro, pois as compras são permitidas apenas quando o telefone está próximo à loja. Além disso, o número completo do cartão e outras informações não são compartilhadas com os estabelecimentos.

Com o novo sistema de pagamento digital, o usuário tem mais facilidade e economia de tempo ao fazer compras, não sendo mais necessário enfrentar problemas como procurar o dinheiro na bolsa ou carteira, não ter troco ou possíveis erros ao passar o cartão.

Aos que aderirem à novidade, o Google ainda oferece um desconto de US$ 5 (aproximadamente R$ 18) na primeira compra.

Serviço ainda indisponível por aqui

Por enquanto, o app para pagamento digital está disponível apenas na área da baía de São Francisco, nos Estados Unidos. Restaurantes locais, como a rede de fast food McDonald’s, já aceitam o método. No app, é possível consultar todas as lojas participantes que estão utilizando o serviço.

Ainda não há data prevista para a implementação da novidade em outras regiões, pois ele ainda está em fase de testes e melhorias. Mas a empresa informou que tem planos de instalar câmeras com tecnologia de reconhecimento facial nos estabelecimentos com suporte ao pagamento por meio do app.  

Você vai se interessar por

Comodidade e segurança no Vivo Compras

Antes de comprar qualquer produto, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

Em parceria com a Opte+, a Vivo oferece produtos de lojas virtuais como Ponto Frio, Extra, Fast Shop e Casas Bahia. No portal, é possível encontrar eletrodomésticos, eletrônicos, produtos de informática, móveis, além de passagens aéreas, pacotes e hotéis, sempre com descontos diferenciados.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para suas compras

O que achou da novidade para o pagamento digital? Comente e compartilhe!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple