Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

App de estudante brasileiro ajuda a economizar energia elétrica

A- A+

Você está em dúvida entre preparar seu almoço no forno elétrico ou no fogão a gás? Se souber exatamente quanto já gastou até agora, fica mais fácil decidir. Em Tocantins, já é possível acessar essa informação e economizar energia elétrica com a ajuda de um aplicativo.

É importante economizar energia elétrica

Substituir lâmpadas incandescentes é boa dica para reduzir o consumo. Foto: Marcello Casal Jr, Agência Brasil

Economia de energia na palma da mão

A ideia de controlar o consumo de energia pelo smartphone partiu de Thigor de Almeida Garcia, estudante de Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Tocantins e morador de Palmas, a capital do estado. Por sua criação, o aluno foi semifinalista do Prêmio Empreendedorismo Sustentável do Programa Amazônia 2020, realizado pelo Santander.

App para economizar energia elétricaO app faz uma comparação entre a sua última conta de luz e a leitura atual do seu medidor. Basta inserir esses dados que o aplicativo Energia realiza o cálculo do consumo atual, incluindo as tarifas.

Assim, além do gasto energético, o app também calcula tudo que incide sobre a fatura: PIS (Programa de Integração Social), Cofins (Contribuição para Financiamento de Seguridade Social), ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e CIP (Contribuição de Custeio do Serviço de Iluminação Pública). E ele acrescenta ainda a bandeira tarifária, quando aplicável.

Dessa forma, o consumidor pode avaliar se está na hora de frear o consumo de energia, ou se pode utilizar um pouco mais os aparelhos que facilitam seu dia a dia.

O aplicativo Energia pode ser acessado pelo site oficial ou baixado para aparelhos com o sistema Android na Google Play Store.

App para economizar energia elétrica

Outros apps para economizar energia elétrica

A criação do estudante brasileiro é mais uma aliada do consumidor na tentativa de reduzir a conta de luz. Para quem se vê diante desse desafio, o que não faltam são aplicativos que ajudam a poupar. Conheça alguns apps para economizar energia elétrica:

Casa Virtual

Disponível para iOS e Android, o app foi desenvolvido pela Furnas Centrais Elétricas e simula o gasto de cada um dos aparelhos da casa, indicando os vilões do consumo, como o chuveiro.

Etiqueta Sustentável

A ideia desse aplicativo é orientar os consumidores para a mudança de hábitos e a redução do impacto ao meio ambiente. Disponível para a plataforma iOS, ele traz uma série de dicas sobre uso de energia elétrica, de água, reciclagem, cidadania e consumo.

Nossa Energia

O app, disponível para Android, oferece uma calculadora que aponta os gastos de acordo com os eletrodomésticos utilizados na residência. Ele foi desenvolvido pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) em parceria com o Instituto Akatu, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental.

Eco Charger

Se você é daquelas pessoas que costuma esquecer o celular carregando horas a fio, o Eco Charger promete acabar com esse problema. O aplicativo para Android emite uma notificação quando o aparelho já está carregado, aumentando a vida útil do seu smartphone e evitando um gasto desnecessário de energia.

Você vai se interessar por:

Economize sempre

Se o dinheiro é uma preocupação e a economia uma necessidade, você pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

O que achou da iniciativa para economizar energia elétrica? Comente e compartilhe o artigo!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria