Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aposte no planejamento para gastar menos nas festas de fim de ano

A- A+

Como é bom reunir amigos e família nas festas de fim de ano, não é mesmo? O problema é que essa época costuma ser de gastos elevados. Tem ceia de Natal e Ano Novo, presentes, celebração na empresa e tudo isso envolve dinheiro.

Ao fazer um bom planejamento, fica mais fácil cuidar do orçamento para não faltarem recursos para as despesas que vêm depois. Vale lembrar que, assim que a maratona de festas chegar ao fim, têm as férias e impostos que tradicionalmente abrem o ano.

Preparação para as festas de fim de ano

Quando você usa a criatividade, acerta no presente sem prejudicar as finanças. Foto: Shutterstock

Economize nas festas de fim de ano

Quer economizar nas festas de fim de ano? Confira oito dicas e veja como poupar mais nesse período festivo.

Calcule

Antes de planejar qualquer festa ou presente, o ideal é calcular todas as despesas que você terá no mês seguinte e preparar os festejos somente com o valor que sobrar.

Evite o décimo terceiro

Por mais que você esteja mergulhado no espírito natalino, lembre-se que é importante guardar o décimo terceiro salário (ou parte dele) para os impostos que virão no ano seguinte e para investimentos. Evite gastá-lo com presentes.

Ceia compartilhada

Os pratos festivos geralmente têm preço mais elevado. Como a situação não está fácil para ninguém, especialmente em ano de crise, não hesite em solicitar que cada participante traga um prato salgado, assim como a sobremesa. Se todos compartilham essa despesa, dá até para caprichar um pouquinho mais nos pratos.

Amigo secreto

A brincadeira sempre foi útil no sentido de reduzir os gastos com presentes. Além disso, é possível estabelecer uma faixa de valores de acordo com a situação financeira dos participantes. Dessa forma, evita-se gastos excessivos.

Pesquise

A pesquisa de preços é fundamental. Quanto mais antecedência você tiver para isso, melhor. Assim, evita cair em falsas promoções. Usar a internet para verificar os preços também facilita bastante.

Compre online

Se conseguir preparar tudo com antecedência, pode comprar online vários itens (principalmente decoração e presentes). Dessa forma, é possível economizar bastante. Se nesse ano não conseguiu se programar, já pense no próximo.

Substitua itens

Não é época para ter vergonha. Não pense duas vezes para substituir itens caros, como peru e frutas secas, por similares mais em conta. Ou até mesmo eliminá-los da ceia. Não só o peru, mas as demais aves festivas, costumam ter preços altos. Nozes, avelãs, damascos e outras frutas também pesam no bolso. Que tal um pernil fatiado e frutas frescas em cubinhos servidas no palito? Abuse da criatividade.

Entre amigos

Nesse período, é muito comum a comemoração entre grupos específicos de amigos. Sejam os de infância, os da academia ou o time de futebol. Todos gostam de festejar. Nesse caso, opte também pelas confraternizações compartilhadas ou pelo amigo secreto criativo. O que vale é dar boas risadas juntos.

Você vai se interessar por:

Crédito emergencial ao seu alcance

Se a dificuldade financeira atrapalha até mesmo operações básicas do dia a dia, como a sua comunicação, é possível contar com um serviço que garante o saldo no celular. Com o Vivo Crédito Antecipado Voz você pode solicitar uma recarga emergencial de R$ 3 para falar e enviar SMS para todo o Brasil. O valor é descontado automaticamente da sua próxima recarga ou da fatura da sua conta Controle.

> Crédito Antecipado de Voz: Garanta R$ 3 de crédito até a próxima recarga do celular pré-pago

Gostou das dicas de economia para as festas de fim de ano? Compartilhe!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
vale a pena economizar
dividir aluguel com alguém
limite do cartão de crédito
exemplos de produtos supérfluos