Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aposentadoria antes dos 40: um sonho possível?

A- A+

Não é ilusão nem utopia acreditar que existe aposentadoria antes dos 40. E tem muita gente vivendo bem depois de ter conquistado essa vitória. Mas isso não significa que o caminho seja fácil e aberto a todos. Você sabe como fazer para realizar essa meta na sua vida?

Pensando na aposentadoria antes dos 40 anos

Caminho para quem quer se aposentar antes dos 40 pode ser a previdência privada. Foto: iStock, Getty Images

Como alcançar a aposentadoria antes dos 40 anos

A aposentadoria antes dos 40 exige planejamento. Para começar, estabeleça o dia, o mês e o ano que você quer parar de trabalhar. Feito isso, terá identificado a data. Esse compromisso é entre você e você.

O seguinte passo é calcular quanto será investido para que, no dia determinado, você possa cumprir a sua promessa. Não saia chutando valores e metas inalcançáveis.

Uma maneira de elaborar um planejamento nesse nível é ter uma conversa franca com o seu gerente de banco. Por exemplo: com o total dos seus rendimentos atuais, quanto seria necessário guardar por mês para que daqui a cinco ou dez anos você possua uma quantia que será reinvestida? E dessa quantia estimada (que você irá alcançar), qual valor a partir daquele momento será previsto para ser guardado e novamente aplicado?

Se você tem hoje 20 anos, planeje as próximas duas décadas. Há que se ter muita disciplina para não perder o foco. Mas também não passe a viver se privando de tudo. Aprenda a reservar uma quantia que permita a você aproveitar com o que e quem lhe faz feliz.

Esses planejamentos costumam ser progressivos, aumentando a cada ano ou algum período de tempo indeterminado – mas que segue a lógica dos seus rendimentos. Ou então, veja um percentual fixo a ser retirado do seu salário (ou vendas, lucro ou comissão). É possível acertar no banco que esse resgate seja automático. Escolha onde aplicar a verba e deixe-a render.

Caso surja outra aplicação mais vantajosa, você migra e vai diversificando os seus investimentos com a meta de chegar na aposentadoria antes dos 40 sem o bolso apertado.

Teste algum método

Antes de tomar uma decisão dessas, você pode fazer um teste. Passe um ano guardando 10% dos seus rendimentos líquidos. Então, aplique esse valor e observe como você se sente com essa atitude. Se você possui parceira(o), que tal os dois optarem por isso? Importante descobrir como você lida melhor com a questão de guardar e investir.

No caso de ter recebido uma herança, por exemplo, aposte na mesma estratégia. Invista o dinheiro de maneira que o rendimento mensal valha a pena para a sua aposentadoria antes dos 40. Com um planejamento financeiro, dá para estimar quanto você terá para gozar as próximas décadas de vida.

O que diz a legislação brasileira

No Brasil, a atual legislação diz que a aposentadoria por idade é um benefício devido ao trabalhador que comprovar o mínimo de 180 meses de trabalho, além da idade mínima de 65 anos, se homem, ou 60 anos, se mulher.

Há a aposentadoria por tempo de contribuição requer que o trabalhador comprove o tempo total de 35 anos de contribuição, se homem, ou 30 anos de contribuição, se mulher.

A Previdência Social estipula ainda a Regra 85/95 progressiva. Nessa modalidade, não existe a idade mínima para solicitar a aposentadoria. É preciso somar a idade com o tempo de contribuição e chegar aos 85 anos pontos para a mulher e 95 anos para o homem.

Diante dessa realidade, pode ser bem complicado um brasileiro conseguir a aposentadoria antes dos 40, ainda mais sem passar por aperto financeiro. A solução pode ser apostar na previdência privada, mas a exigência de um bom planejamento é a mesma.

Você vai se interessar por:

Segurança para você e sua família

Mais do que estar com suas finanças protegidas, manter a segurança da sua família é a melhor dica. Com o Seguro de Vida Plus, você protege seus beneficiários em caso de morte e morte acidental e ainda conta com auxílio funeral. Entre em contato com Central de Relacionamento – Parceria Seguros Vivo e contrate o seu.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

Gostou das dicas para alcançar a aposentadoria antes dos 40? Compartilhe!

O controle financeiro pessoal e o futebol
o que é a lei de diretrizes orçamentárias
valor mínimo para pensão alimentícia
direitos do consumidor
Ela aposta na longevidade saudável
Conversando sobre direitos do consumidor do plano de saúde