Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aplicativos oferecem serviço de tradutor de voz em tempo real

A- A+

Ainda que o português esteja longe de ser o idioma mais falado do mundo, o número de pessoas que domina uma outra língua é baixo. São apenas 5% de falantes de Inglês no Brasil, segundo o British Council. Se você não faz parte da estatística, pode recorrer à tecnologia, contando com a ajuda de aplicativos com tradutor de voz. Veja como eles funcionam.

A aposta no tradutor de voz em tempo real

O Ethnologue é considerado o maior inventário de idiomas do mundo. Segundo os dados da última edição da enciclopédia, há mais de 6 mil línguas diferentes no planeta – 188 só no Brasil. Portanto, é grande a chance de você precisar falar outro idioma, mesmo que nunca saia do país. Estar preparado para essas situações é fundamental.

Empresas de tecnologia, como a japonesa NTT DOCOMO, estão investindo em sistemas de tradutor de voz para solucionar esse tipo de falha na comunicação.

A desenvolvedora lançou o aplicativo Hanashite Hon’yaku, ainda sem nome em português, mas já disponível para o idioma. Ele faz a identificação automática das línguas que estão sendo faladas pelos interlocutores.

Homem usa tradutor de voz

Tecnologia de apps já permite a tradução da conversa em tempo real. Foto: iStock, Getty Images

A ideia é que a pessoa que quiser fazer uma ligação, ao invés de utilizar outros aplicativos, escolham o contato desejado através do tradutor de voz. No projeto da NTT DOCOMO, quem estiver falando pode escolher se quer receber a resposta em áudio, falada por uma voz mecânica, ou em texto, como uma espécie de mensagem na tela. E o serviço é gratuito.

A PaySession, uma startup brasileira de São Paulo, já havia lançado um projeto de tradutor de voz em 2014, em razão da Copa do Mundo. É o Hello Universe.

Com ele, você liga para uma central de atendimento, com tradutores de diversas línguas diferentes e pede para que eles traduzam a conversa que você precisar ter com outra pessoa. Cada minuto de ligação custa R$ 5 reais e é cobrado em cartão de crédito.

O Skype, serviço de ligação e videoconferências online da Microsoft, também entrou na onda do tradutor de voz. Você precisa se cadastrar na página do serviço de tradutor e aguardar uma resposta da empresa sobre a sua solicitação.

Quando estiver aprovado, você poderá falar o que quiser para a pessoa que estiver do outro lado, pois o serviço irá entregar a mensagem no idioma que ela fala.

Para além do tradutor de voz

Mas nem sempre o tradutor de voz pode resolver o problema de quem não sabe falar um idioma. Se você estiver em um país cuja língua você desconheça, não saberá ler cardápios, placas, avisos e indicações. Pode acabar se envolvendo em situações perigosas, comer alimentos que lhe causam alergias ou passar horas esperando por algum evento que não vai ocorrer naquele dia.

O Word Lens é o aplicativo que pode resolver esse problema. Através da câmera do aparelho, o app é capaz de ler o que está escrito no local para o qual estiver apontado e transformar a frase para a sua língua. É instantâneo. Você programa as línguas de tradução e ele mostra uma imagem igual à original, mas com o idioma que você entende.

Adquirido pelo Google, agora funciona junto ao Tradutor e está disponível em Android e iOS.

Você vai se interessar por:

Conheça os melhores aplicativos para viagem e facilite sua vida

Aprenda a falar novas línguas com 3 apps de idiomas

Ser babá no Exterior é oportunidade para exercitar novo idioma

Proteção para o seu celular

Se o celular é indispensável para você, que tal cuidar melhor dele? Você pode evitar o prejuízo financeiro em caso de roubo, quebra e outros acidentes com o seu aparelho. O Vivo Multiproteção Celular oferece proteção para aparelhos novos, em caso de roubo ou furto qualificado e cobertura adicional contra danos materiais ao celular.

> Vivo Multiproteção Celular: Proteja seu aparelho contra roubo, furto, quebra e imersão em água

Esse artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

queda do dólar
viajar para a China
viajar para a Tailândia
juros cobrados no cartão de crédito
como lidar com a avareza
o que é a lei de diretrizes orçamentárias